O atleta curitibano do fisiculturismo Thiago Cerda sagrou-se campeão na categoria open acima de 100 kg, disputando com outros nove atletas, sendo esta considerada umas das categorias mais disputadas do fisiculturismo mundial. Ele participou do México Supershow, competição chancelada pela Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (IFBB) e realizada nos dias 22 e 23 de junho na cidade de Guadalajara, no México. Participaram atletas de mais de 15 países.
Personal trainer há sete anos, faixa preta de judô, atleta de fisiculturismo há cinco anos, Thiago já conquistou títulos como campeão do estado do Paraná, campeão do Los Angeles Championship Califórnia, sexto colocado no Mr Olympia Amatour Las Vegas 2019, todos na categoria Bodybuilding Open, acima de 100 kg.
Ronan Cordeiro
O paratleta curitibano Ronan Cordeiro também garantiu a medalha de ouro do World Series de Triatlo, disputado em Swansea, no País de Gales, no sábado (22/6).
Já classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, esta foi a primeira medalha de ouro de Ronan em uma etapa de World Series. A conquista veio após o atleta passar por um período de treinamentos em Portugal.
Ronan, que disputa provas da classe PTS5 (comprometimento físico-motor), completou sua prova em 59min18. A medalha de prata ficou com o alemão Martin Schulz (59min28) e o bronze com o canadense Stefan Daniel (59min44).
Vitor Tavares
Outro que subiu ao pódio no último fim de semana foi o paratleta do parabadminton, Vitor Tavares, que conquistou a medalha de bronze no torneio 4 Nations de parabadminton, realizado em Glasgow, na Escócia.
Aos 25 anos de idade, Vitor Tavares é um dos principais nomes do parabadminton brasileiro. Ele foi o único representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e também está assegurado na disputa de Paris 2024, que acontecerá entre agosto e setembro deste ano.
Incentivo ao Esporte
Por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, o programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos diretamente em projetos esportivos desenvolvidos em Curitiba.
“Nosso objetivo é auxiliar e dar a oportunidade a todos os proponentes conseguirem recursos para o desenvolvimento do trabalho das instituições e das carreiras dos técnicos e atletas”, disse Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.