A Prefeitura de Curitiba está instalando uma nova estrutura cicloviária de 8,8 km na Rua Eduardo Sprada, na CIC. O primeiro trecho de 1,2 km da nova rota de ciclomobilidade está pronto. A estrutura foi implantada a partir do cruzamento da Rua Deputado Heitor Alencar Guimarães até a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.
Parte integrante do Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba, a nova ciclovia foi concebida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e executada sob a coordenação da Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM).
A Superintendência de Trânsito (Setran) já iniciou a pintura da sinalização desta primeira fase da ciclovia. O processo será complementado com a instalação de totens com placas indicativas e pictogramas de bicicletas para orientar ciclistas, pedestres e motoristas.
Mais 8 km de pedalada
De acordo com a coordenadora do Plano de Estrutura Cicloviária no Ippuc, Camila Muzzillo, o projeto completo prevê uma ciclofaixa de 8,8 km de extensão, partindo da Eduardo Sprada, a partir do cruzamento com a Deputado Heitor Alencar Furtado, chegando até a Rua Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, paralela da Rua João Bettega.
“Para alcançar este ponto, a previsão é de que teremos mais três etapas na sequência. Nesta primeira fase, a ciclovia transpassou a Avenida Juscelino Kubitschek alcançando o Parque do Passaúna. Depois, vamos ter as transposições na altura da Rua Raul Pompéia, que é um lugar com muita demanda, e também da Algacyr Munhoz Mader, que são os eixos conectores que estruturam a CIC”, adiantou Camila.
Pedalada turística
Uma das principais preocupações do projeto foi estabelecer as conexões com as rotas já existentes, abrindo novas opções para os ciclistas.
Assim, foi feita uma adaptação na estrutura existente para fazer um passeio compartilhado ao longo da Rua Eduardo Sprada para conectar o fim do eixo da canaleta do Campo Comprido até uma estrutura que já existe hoje na própria Eduardo Sprada que vai até o Parque Passaúna e como o futuro terminal CIC Sul, que será construído.
“Com esta nova ciclovia, foi feita a conexão do extremo Oeste da cidade com a região central, passando pelos terminais do Campo Comprido e Campina de Siqueira, depois pela Rua Padre Anchieta até a área central. Quem optar por fazer uma pedalada turística agora poderá ir do Parque Passaúna ao Parque Barigui pela Avenida Cândido Hartmann, ali no ponto da Praça da Ucrânia”, comentou Camila.
Ciclistas comemoram
Os jovens Bruno Mariano, 17 anos, e João Pedro Costa, 13, gostaram da novidade e já incorporaram a nova ciclovia nos passeios.
“Antes de ser construída a ciclovia, era muito difícil andar de bicicleta por aqui. Tinha muito buraco, era melhor disputar espaço com os carros”, disse Bruno, que levava uma roda de bicicleta no braço para levar no conserto.
“Nós estamos usando bastante este trajeto para ir até o Parque Barigui. É um passeio muito legal”, complementou o garoto João Pedro.
Mobilidade sustentável
A ampliação da malha cicloviária da capital, oferecendo cada vez mais alternativas de mobilidade sustentável, está alinhada ao compromisso da Prefeitura pelo zelo por Curitiba.
A intervenção faz parte também do Programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Ippuc e que prevê a requalificação de calçadas na cidade para reafirmar a prioridade dada ao pedestre, com a promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
Além de contemplar os ciclistas, o projeto também beneficia toda a população, com a requalificação da estrutura urbana, envolvendo a acessibilidade com melhoria das calçadas, arborização, implantação de iluminação pública direcionada e adequação da microdrenagem.
Ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas
Desde 2017, a capital paranaense recebeu mais 77 km de malha cicloviária, chegando à atual marca de 299,8 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.
A nova rota, integra projetos que estão sendo realizados para ampliar ciclomobilidade, com integração à malha existente, em trechos do Centro e de outros 11 bairros da cidade.
Nesse conjunto de projetos estão previstas ligações de vias voltadas à ciclomobilidade que irão contemplar, além do Centro, os bairros Cajuru, Uberaba, Jardim das Américas, Lindóia, Guaíra, Fanny, Hauer, Jardim Social, Alto da XV, Santa Quitéria e Campo Comprido.