Obviamente, o funcionário da limpeza que trabalhava na delegacia no momento, notou o excesso de peso ao levantar o saco de lixo. O preso foi surpreendido e encaminhado novamente à cela.
A tentativa inusitada aconteceu na última sexta-feira (16), na Delegacia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Conforme informações da Policia Civil, a carceragem tem capacidade para somente 8 detentos, mas está superlotada, com total de 44 presos.
Sobre a situação da delegacia, a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), emitiu nota de esclarecimento. Confira:
"A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná esclarece que a transferência de presos das carceragens para o sistema penitenciário só pode ser feito após autorização do Comitê de Transferência de Presos (Cotransp), que conta com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, além do próprio Departamento Penitenciário do Paraná. As vagas só são abertas com a saída de presos e, para isso, é preciso autorização do Poder Judiciário.
Semanalmente é feita a transferência de até 150 presos em todo o estado. No último sábado (17), foram removidos 13 detentos da carceragem de São José dos Pinhais.
A solução para o caso de superlotação são as 14 obras de construção e ampliação de unidades prisionais do Estado algumas delas já em andamentro. Serão abertas cerca de 7 mil novas vagas com essas novas unidades prisionais permitindo assim a retirada dos presos das delegacias".
Foto: Divulgação / Policia Civil