Nesta quinta-feira (20/6), “Divertida Mente 2” estreia nos cinemas brasileiros com a maior distribuição já vista para uma animação no país. A nova produção da Disney/Pixar chega com status de blockbuster, impulsionada pelo sucesso de sua estreia nos Estados Unidos na semana passada, que registrou a maior bilheteria de abertura de 2024.
A sequência continua a história de Riley, que agora enfrenta os desafios da adolescência. No primeiro filme, vencedor do Oscar, Riley lida com sentimentos conflitantes ao se mudar do Meio-Oeste dos EUA para San Francisco. As emoções Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza se esforçam para ajudá-la a navegar por essa transição. Em “Divertida Mente 2”, essas emoções originais descobrem que precisam dividir o centro de controle com novas emoções que as consideram limitadas.
As novas emoções introduzidas incluem Ansiedade, dublada por Maya Hawke (“Stranger Things”) e Tatá Werneck na versão brasileira, Inveja com a voz de Ayo Edebiri (“O Urso”), Tédio dublado pela francesa Adèle Exarchopoulos (“Azul é a Cor Mais Quente”) e Vergonha com a voz de Paul Walter Hauser (“O Caso Richard Jewell”). Essas novas personagens trazem complexidade à evolução emocional de Riley, refletindo os desafios típicos da puberdade.
“Divertida Mente 2” já conquistou a crítica, com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. O roteiro foi escrito por Meg LeFauve, co-roteirista do longa original. A direção desta sequência ficou a cargo de Kelsey Mann, que estreia na função após trabalhar em outras animações da Pixar, como “Universidade Monstros”, “O Bom Dinossauro” e “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”.