Junho é um mês especial para os católicos, marcado pelas celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro. Em Curitiba, a devoção ao Santo Casamenteiro se destaca com a tradicional compra do bolo de Santo Antônio, que atrai muitos fiéis em busca de bênçãos e promessas de casamento. Diversas igrejas da cidade já iniciaram suas quermesses, mantendo viva essa tradição que se mistura com as alegres festas juninas.
A devoção a Santo Antônio e a participação nas festividades juninas reforçam a união e a fé da comunidade em Curitiba, proporcionando momentos de alegria e celebração para todos os participantes. As quermesses também oferecem uma variedade de comidas típicas de festa junina, como pinhão, pastel, cachorro-quente e quentão. Para aqueles que preferem uma opção mais saudável, a TASTY, liderada por Patrícia Lion, criou uma versão fit do bolo de Santo Antônio, atendendo às demandas de seus clientes.
Na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, as vendas do bolo começaram em 31 de maio. O frei Evaldo Ludwid explicou que neste ano serão distribuídas 41 mil medalhas de Santo Antônio nos bolos, reafirmando a devoção dos fiéis. No ano passado, a produção atingiu mais de 22 toneladas de bolo, e a expectativa é manter esses números em 2024, contando com o apoio de cerca de 200 voluntários. Nora Conceição dos Santos, uma das principais organizadoras, está envolvida na produção do bolo desde o início e ressalta a importância da tradição para a comunidade. Ana Barbara, uma devota, testemunhou que seu casamento foi uma bênção de Santo Antônio, após comprar o bolo em anos anteriores.
Os interessados em participar das celebrações e adquirir o bolo de Santo Antônio podem visitar as seguintes paróquias:
Santuário São José do Capão Raso: 8 a 13 de junho
Paróquia Imaculada Conceição: 7 a 13 de junho
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém: 7 a 9 de junho após missas; 11 a 14 de junho durante expediente e após missas; 15 e 16 de junho após missas
Paróquia Sagrada Família: 13 a 16 de junho
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões: até 13 de junho
Paróquia Santo Antônio do Uberaba: até 13 de junho e também nos dias 15 e 16