O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a prorrogação do prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os estudantes têm até o dia 14 de junho para se inscreverem. A medida visa proporcionar mais oportunidades para os estudantes do Rio Grande do Sul, afetados pelas recentes tragédias climáticas, e de todo o país. As inscrições devem ser feitas através do site oficial do Enem.
Com a prorrogação, o prazo para o pagamento da taxa de inscrição também foi estendido, podendo ser efetuado até o dia 19 de junho. A taxa, fixada em R$ 85, pode ser paga via pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, e boleto. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas são isentos da taxa.
Apesar dos desafios climáticos no Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública do estado já se inscreveram para o Enem. Em outros estados, como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, quase 100% dos estudantes estão inscritos.
As provas do Enem estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens (incluindo língua portuguesa, inglês ou espanhol) e 45 questões de ciências humanas, além de redigir uma redação. No segundo dia, serão aplicadas 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.