O último fim de semana foi dourado para a cidade de Curitiba. Além da entrega do complexo de viadutos e trincheiras do Atuba, atletas e paratletas incentivados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba conquistaram resultados importantes mundo afora.
Na última sexta-feira (7/6) a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) recebeu a confirmação de que o país terá sete atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris na esgrima em cadeira de rodas e o nome de Carminha Celestina Oliveira está na lista.
Natural de Foz do Iguaçu (Oeste), Carminha reside há vários anos em Curitiba, onde treina na Academia Mestre Kato pelo projeto de esgrima coordenado pela ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná. As duas instituições também são beneficiárias do Programa de Incentivo ao Esporte coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
“É com imensa alegria que recebi a notícia que fui convocada para as Paralimpíadas Paris 2024. Após árduo treinamento e dedicação, e com o apoio fundamental de grandes profissionais e incentivadores, conquistamos juntos essa vaga tão sonhada. Agradeço imensamente a todos pela torcida e apoio incondicional. Estaremos juntos nos Jogos Paris 2024, vibrando por mais conquistas e representando com orgulho nosso país”, disse a para-esgrimista.
Ginástica rítmica
A ginasta curitibana Bárbara Domingos mais uma vez fez bonito no fim de semana e conquistou a medalha de ouro no individual geral do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica 2024. Disputado na Guatemala, esse é o segundo título consecutivo da brasileira, que já havia conquistado o título no ano passado.
Depois de completar a participação em quatro instrumentos, ela terminou com um total de 130.150 pontos e conquistou o título continental.
“Estou muito feliz com mais este título. Este ano é importante pra mim, a Olimpíada está chegando e a sensação é de que estou no caminho certo e vou conseguir dar o meu melhor no meu objetivo principal, que é a Olimpíada”, disse Babi após a conquista.
Incentivo ao Esporte
Com a confirmação de Carminha Oliveira, já são 19 atletas, paratletas e treinadores confirmados em Paris 2024, mas o número ainda pode chegar a 30. Confira os nomes:
– ISABELA ANTONIETTO DE ABREU – Pentatlo Moderno
– IRYNA IASHENKO (técnica) – Ginástica Artística
– JULIA SOARES – Ginástica Artística
– CAROLYNE PEDRO – Ginástica Artística
– BÁRBARA DE CÁSSIA GODOY DOMINGOS – Ginástica Rítmica
– MÁRCIA NAVES (técnica) – Ginástica Rítmica
– RONAN CORDEIRO – Triathlon
– ROGÉRIO JUNIOR XAVIER DE OLIVEIRA – Parabadminton
– VITOR GONÇALVES TAVARES – Parabadminton
– ITALO HAUER (técnico) – Parabadminton
– ADRIANA GOMES DE AZEVEDO – Paracanoagem
– MARI SANTILLI – Paracanoagem
– MIQUEIAS ELIAS RODRIGUES – Paracanoagem
– CLEVERSON SANTOS (técnico) – Paracanoagem
– CARMINHA CELESTINA DE OLIVEIRA – Esgrima CR
– ISADORA DE OLIVEIRA MAURICIO – Parataekwondo
– RODRIGO FERLA (técnico) – Para taekwondo
– JAMES WALTER LOWRY (técnico) -Tiro Esportivo
– ADAILTON DOS SANTOS GONÇALVES (técnico) – Boxe
“Nós temos muito orgulho dos nossos incentivados e do trabalho que desenvolvemos com eles. Representar o Brasil nos Jogos Olímpicos é o sonho de todo atleta e eles merecem essa oportunidade por tudo que fazem. Essa façanha mostra também que o nosso Programa de Incentivo ao Esporte está investindo no lugar certo”, afirmou Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
o Incentivo ao Esporte de Curitiba já beneficia atletas, paratletas, profissionais em esporte e paradesporto, assim como entidades de diversas modalidades esportivas cujo desempenho tem destacado o município em disputas nacionais e internacionais.
Atletas, paratletas, profissionais em esporte e paradesporto com residência fixa e comprovada no município de Curitiba, assim como instituições esportivas/paradesportivas sem fins lucrativos, sediadas em Curitiba, podem solicitar recursos da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte para cobrir despesas com competições, viagens, alimentação, hospedagem e material esportivo.
“Nosso objetivo é auxiliar e dar a oportunidade a todos os proponentes conseguirem recursos para o desenvolvimento do trabalho das instituições e das carreiras dos técnicos e atletas”, completou o secretário.