A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou que entre terça-feira (11) e quarta-feira (12) realizará uma série de serviços que podem resultar na falta de água em diversos bairros de Curitiba e da Região Metropolitana. De acordo com a Sanepar, essas intervenções podem afetar 17 bairros, principalmente aqueles cujos moradores não possuem caixa-d’água domiciliar.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que cada residência tenha uma caixa-d’água com capacidade para suprir os moradores por pelo menos 24 horas, o que equivale a um reservatório com capacidade mínima de 500 litros.
Na terça-feira, a realização de um serviço de adequação do sistema de energia na captação e estação de tratamento Miringuava, em Curitiba, poderá interromper o abastecimento de água nos bairros: Ganchinho, Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Xaxim, Pinheirinho, São Marcos, Miringuava, Barro Preto e Del Rey. Este serviço está programado para ocorrer entre 9h e 13h, com previsão de normalização do abastecimento às 23h30 do mesmo dia.
Também na terça-feira, uma interligação de rede em Fazenda Rio Grande poderá afetar o fornecimento de água no bairro Estados. Este serviço está previsto para acontecer das 8h às 17h, com a normalização do abastecimento esperada para por volta da meia-noite.
Em Araucária, a higienização do reservatório de água tratada Costeira, também programada para terça-feira, pode interromper o abastecimento nos bairros: Cachoeira, Campina da Barra-Costeira, Campina da Barra, Costeira, Iguaçu e Tindiquera. Este serviço ocorrerá das 8h às 17h, com a expectativa de normalização às 5h da manhã de quarta-feira.
Por fim, na quarta-feira, uma interligação de rede em Curitiba poderá afetar o abastecimento de água no bairro Fanny. Este serviço está agendado para ocorrer das 8h30 às 18h, com previsão de normalização por volta das 22h.
A Sanepar recomenda que os moradores das áreas afetadas utilizem a água de forma racional durante os períodos de manutenção e que verifiquem a capacidade de suas caixas-d’água para minimizar os transtornos causados pela falta temporária de abastecimento.