A Prefeitura de Curitiba começou a contratar, nesta quinta-feira (6/6), candidatos classificados para a função pública de Agente de Apoio Educacional pelo processo seletivo simplificado (PSS). Eles vão trabalhar em unidades educacionais da rede municipal de ensino da capital. A expectativa é contratar, até segunda-feira (10/6), 430 pessoas. Os convocados devem comparecer no dia e no horário indicados no edital.
O número de candidatos convocados foi de 631 classificados, número maior do que o limite de contratações, já que pode haver desistência ou desclassificação de algum candidato. As reuniões de contratação são realizadas na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), na Rua Solimões, 160.
Força-tarefa
Para garantir o acolhimento e o atendimento de todos os interessados na contratação, a Smap reuniu uma equipe de servidores da Smap e da Secretaria da Educação dedicados à verificação da documentação e contratação daqueles considerados aptos.
Devido ao grande número de candidatos, os integrantes do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Smap destacaram a importância do cumprimento do horário indicado no edital, além de todas as exigências definidas para os documentos que devem ser entregues.
Quem não apresenta a certidão de regularidade dos estudos, para os que estudaram em outros estados, ou as certidões negativas exigidas ou o documento de comprovação da vacinação contra covid, por exemplo, são eliminados.
Toda a documentação é verificada pelos integrantes da comissão examinadora diante de cada candidato. Em seguida, eles são direcionados para a sala onde os contratos são assinados.
Escolha de vagas
A escolha de vagas será feita noutra reunião, marcada para o período de 11 a 14 de junho, no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623). A data e o horário definido para cada um são informados ao candidato durante a reunião para entrega de documentos, etapa na qual foram atendidos os candidatos com deficiência (PcD), pretos, pardos e indígenas (PPI) e os da ampla concorrência.
Andréia Pereira da Silva de Amadeu, de 43 anos, foi uma das primeiras a assinar o contrato de trabalho. Ela já participou de PSS como professora de Educação Infantil em Colombo, município da Região Metropolitana onde mora. “Gosto do trabalho na Educação. A gente aprende muito com os alunos”, declarou.
José Roberto Luiz de Souza, de 50 anos, comemorou a contratação pelo PSS. “Vou assumir a vaga enquanto espero a convocação como servidor”, contou ele, que fez em 2022 o concurso para inspetor (auxiliar de serviços escolares). “Quero aproveitar a oportunidade. Na minha opinião, além de vocação, temos que ter noção do que é a atividade como agente de Apoio Educacional”, observou ele, que é casado com uma professora da rede municipal de ensino.
O trabalho como agente na Prefeitura de Curitiba será o primeiro da jovem pedagoga Thayna Polonassi Arruda, de 27 anos. “Sei que teremos que estar preparados para as atividades com as crianças”, disse.
Pela primeira vez
A função de Agente de Apoio Educacional é uma das mais recentes na Prefeitura de Curitiba. Os profissionais contratados serão capacitados pela Secretaria da Educação.
Dentre as atribuições dos profissionais estão a colaboração com a criança e o estudante no momento de sua alimentação, na higiene pessoal, no descanso, na locomoção, na segurança individual e coletiva, orientando e auxiliando na promoção de sua autonomia nas unidades educacionais.