Nesta quinta-feira (6), a operadora de redes de fast food Zamp anunciou a aquisição da operação brasileira das lojas da rede de cafeterias norte-americana Starbucks. O valor base do acordo foi estipulado em R$ 120 milhões, conforme comunicado divulgado pela empresa ao mercado. No entanto, esse montante está sujeito a ajustes que refletem a quantidade de lojas adquiridas e o nível de estoque no momento do fechamento do negócio.
Segundo o comunicado da Zamp, a conclusão da operação ainda depende do cumprimento de “determinadas condições suspensivas”. Entre essas condições estão a autorização judicial no âmbito da recuperação judicial da SouthRock, empresa que anteriormente operava a rede de cafeterias no Brasil, além da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a formalização de contratos definitivos com a Starbucks Corporation, detentora da marca “Starbucks”.
A Zamp atualmente administra a operação no Brasil das redes Burger King e Popeyes. A SouthRock, que geria a rede de cafeterias no país, entrou com pedido de recuperação judicial no final do ano passado e possui cerca de 140 lojas da marca Starbucks no Brasil. Devido à situação financeira da SouthRock, a Zamp adquiriu os ativos através de um processo competitivo de propostas fechadas, tendo o direito de igualar eventuais ofertas feitas por terceiros.
Além disso, a Zamp garantiu que será indenizada caso não vença o processo competitivo. A empresa afirmou que já chegou a um acordo com a Starbucks Corporation sobre os principais termos e condições dos contratos necessários para a exploração da marca e desenvolvimento das operações da Starbucks no Brasil.
Esta aquisição representa um movimento estratégico significativo para a Zamp, expandindo sua presença no setor de alimentação fora do lar e diversificando seu portfólio de marcas no mercado brasileiro.