O prefeito em exercício de Curitiba, Herivelto Oliveira, conheceu e vistoriou, na tarde desta quarta-feira (5/6), a área onde a Prefeitura vai construir o Parque África, no Pinheirinho. O novo parque, que vai se somar aos atuais 52 parques e bosques de Curitiba, vai incorporar a Praça Zumbi dos Palmares e terá cerca de 70 mil metros quadrados.
A vistoria foi acompanhada pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, que apresentou a concepção do projeto do Parque África. A ideia é lançar a licitação para a construção da primeira área do parque ainda neste ano.
Os investimentos da Prefeitura de Curitiba na construção desta primeira etapa do Parque África serão de aproximadamente R$ 5 milhões.
“Em breve a Praça Zumbi dos Palmares vai ser incorporada ao Parque África. Aqui vai ter de tudo, desde áreas de lazer, recreação, esportes, um lago e até um centro cultural e de eventos”, disse o prefeito em exercício Herivelto Oliveira, que analisou o projeto feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Marilza Dias explicou que o Parque África também vai atuar como uma bacia de contenção das águas das chuvas, preservando a permeabilidade do solo e seguindo o conceito de cidade-esponja, que ajuda Curitiba a combater e mitigar as mudanças climáticas.
“Também vamos plantar uma floresta urbana aqui na área do novo parque. Isso vai ajudar a absorver a água das chuvas e também no sequestro de carbono. Com isso, mais uma vez, Curitiba já pensa no futuro para continuar sendo uma cidade cada vez mais sustentável e com áreas verdes para seus moradores”, afirmou Marilza.
A construção do Parque África também prevê toda a revitalização da Praça Zumbi dos Palmares, com ampliação das pistas de caminhada, rampas de acessibilidade e reforma das quadras esportivas que hoje existem no local. No meio do parque será construído um lago, pois dois córregos passam dentro da área onde será feito o Parque África. Os córregos deságuam no Ribeirão dos Padilha.
O Parque África vai ocupar a área desde a Praça Zumbi dos Palmares até onde hoje funciona o Distrito de Manutenção Urbana (DMU) do Pinheirinho, que vai mudar para outro local.
Também acompanharam a vistoria da área onde será criado o Parque África os vereadores Giorgia Prates, Mauro Bobato e Tico Kuzma; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; e os arquitetos Fernando Canalli e Guilherme Klock.
A Praça Zumbi dos Palmares fica na Rua Lothário Boutin, 289, Pinheirinho.