A ministra Cármen Lúcia será empossada como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (3) em uma sessão solene em Brasília. Ela sucederá o atual presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes. Esta será a segunda vez que Cármen Lúcia assume a presidência do TSE, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo em 2012, quando conduziu as eleições municipais daquele ano.
No mesmo evento, o ministro Nunes Marques tomará posse como vice-presidente do TSE. A eleição para esses cargos foi realizada no dia 7 de maio, e ambos os ministros terão a responsabilidade de conduzir as eleições municipais de 2024.
A cerimônia contará com a presença de diversos convidados e autoridades dos Três Poderes da República, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade marca um momento significativo na Justiça Eleitoral brasileira, com a liderança de Cármen Lúcia e Nunes Marques na preparação e supervisão do próximo pleito municipal.
O TSE é composto por sete ministros: três provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados de notório saber jurídico, indicados pelo presidente da República.