O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para o risco de geadas em 58 cidades do Paraná. O aviso, que indica perigo potencial, começa na madrugada e vai até às 7h30 desta sexta-feira (31). As temperaturas mínimas previstas de 3ºC podem causar danos significativos às plantações, conforme informado pelo Inmet.
O alerta abrange diversas regiões do Sul do Brasil, incluindo partes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, as áreas afetadas incluem a Região Metropolitana de Curitiba, Sudoeste, Centro Oriental e Centro-Sul do estado.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a geada é resultado de uma massa de ar frio que persiste no estado. No sábado (1º), o risco de geadas continua, especialmente na região Sul.
Cidades do Paraná sob risco de geada nesta sexta-feira (31):
- Adrianópolis
- Almirante Tamandaré
- Antonina
- Antônio Olinto
- Araucária
- Balsa Nova
- Bituruna
- Bocaiúva do Sul
- Campo do Tenente
- Campo Largo
- Campo Magro
- Campina Grande do Sul
- Carambeí
- Castro
- Cerro Azul
- Colombo
- Contenda
- Cruz Machado
- Curitiba
- Doutor Ulysses
- Fazenda Rio Grande
- Fernandes Pinheiro
- General Carneiro
- Guaraqueçaba
- Imbituva
- Inácio Martins
- Ipiranga
- Irati
- Itaperuçu
- Jaguariaíva
- Lapa
- Mallet
- Mandirituba
- Morretes
- Palmas
- Palmeira
- Paula Freitas
- Paulo Frontin
- Piên
- Pinhais
- Piraí do Sul
- Piraquara
- Ponta Grossa
- Porto Amazonas
- Porto Vitória
- Quatro Barras
- Quitandinha
- Rebouças
- Rio Azul
- Rio Branco do Sul
- Rio Negro
- São João do Triunfo
- São José dos Pinhais
- São Mateus do Sul
- Sengés
- Teixeira Soares
- Tunas do Paraná
- União da Vitória
O Simepar informou que não há previsão de chuvas para esta sexta-feira no Paraná, com a massa de ar frio mantendo as temperaturas baixas no amanhecer. O sol deve predominar em grande parte do estado, com um leve aumento nas temperaturas no interior comparado ao dia anterior. Há possibilidade de formação de nevoeiros entre a madrugada e o início da manhã no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, que devem se dissipar ainda pela manhã. No litoral, a nebulosidade será variável.
Essas condições meteorológicas reforçam a necessidade de precauções para evitar danos às plantações e proteger a população das baixas temperaturas.