A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou nesta quarta-feira (29) que professores e funcionários da educação que aderirem à greve a partir de segunda-feira (3) terão os dias descontados da folha de pagamento. Diretores e chefes de núcleo foram instruídos a relatar as faltas diretamente ao gabinete da secretaria. A Seed-PR enfatizou que qualquer interrupção na rotina escolar pode prejudicar gravemente o cronograma de estudos e, consequentemente, o desempenho dos alunos.
Os pais foram orientados a mandar seus filhos para a escola normalmente, pois as aulas continuarão conforme o calendário escolar. Os diretores são responsáveis por garantir o funcionamento das escolas, assegurando a entrada de estudantes, servidores e funcionários terceirizados. Caso os terceirizados sejam impedidos de trabalhar devido à greve, o pagamento não será descontado das empresas terceirizadas, mas a responsabilidade de comunicar a Seed-PR ficará com o diretor da escola.
O motivo da greve é a implementação do programa Parceiro da Escola, que, segundo a secretaria, foi criado para apoiar os diretores escolares. “Como o nome sugere, o programa prevê uma parceria. Seu objetivo é permitir que os diretores se concentrem exclusivamente em atividades pedagógicas, promovendo um aprendizado ainda maior para os estudantes da rede”, explicou a Seed-PR em nota oficial. O projeto de lei que institui o programa está em análise na Assembleia Legislativa e já recebeu aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A Seed-PR defende que o programa Parceiro da Escola foi concebido para melhorar a qualidade da educação, liberando os diretores das tarefas administrativas para que possam se dedicar integralmente ao aprimoramento pedagógico.