Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, que acontece em 31 de maio, a Prefeitura de Curitiba lança a partir desta quarta-feira (29/5) uma nova campanha educativa sobre a lei municipal antifumo (13.254/2009), atualizada recentemente, no final de 2023, ao incluir no texto do dispositivo legal a proibição também do uso de cigarros eletrônicos em recintos de uso coletivo, seja público ou privado.
A ampliação da Lei Antifumo, aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba no fim de novembro, a pedido do autor da lei original de 2009, o vereador Tico Kuzma (PSD), foi sancionada pelo Prefeito Rafael Greca, em 5 de dezembro de 2023 (lei 16.266/2023).
O objetivo da alteração no texto foi o de dissipar eventuais dúvidas sobre o uso dos DEFs, como são chamados tecnicamente os dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos popularmente como cigarro eletrônico, vaper, pod, e-cigarette, entre outros nomes comerciais. A lei municipal está também em consonância com a Resolução 855, de 23 de abril de 2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Os DEFs não foram autorizados pela Anvisa. Sabe-se que esses dispositivos fazem tão mal quanto o cigarro tradicional, com o agravante de elevar o consumo de nicotina entre os usuários, uma vez que não costumam ter cheiro ou sabor desagradável”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.
“Diante desta nova realidade dos cigarros eletrônicos e da ampliação da lei municipal antifumo, entendemos que esse é um momento de retomar o assunto com a população, fazendo um novo alerta sobre os malefícios destes dispositivos”, disse a secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini.
A campanha, que conta com recursos de emenda do vereador Tico Kuzma, estará em paineis digitais, TVs do ônibus e em cartazes, adesivos e flyers, que serão distribuídos durante as ações educativas que serão realizadas pelos distritos sanitários (leia mais a seguir).
Ações previstas
Distrito Sanitário do Boa Vista
Na terça-feira (4/6), serão feitas ações educativas no Shopping Anita (Avenida Anita Garibaldi, 2480 – Ahú), na parte da manhã. No período da tarde, as ações serão no comércio de rua, nas proximidades do Centro Comercial Bacacheri e Via Colleghi (Avenida Nossa Senhora da Luz com Avenida Prefeito Erasto Gaertner).
Distrito Sanitário do Tatuquara
Na quinta-feira (6/6), as ações acontecem nas principais avenidas da região, como Odir Gomes da Rocha, Enette Dubard, Marcos Bertoldi e Presidente João Goulart.
Distrito Sanitário do Pinheirinho
Na quarta-feira (5/6), ocorrerão ações educativas nos estabelecimentos da Avenida Winston Churchill e no Shopping Popular Capão Raso.
Distrito Sanitário do Portão
A partir de terça-feira (4/6), serão realizadas ações na Avenida República Argentina, do Shopping Palladium até o Shopping Água Verde.
Distrito Sanitário do Bairro Novo
Na quarta-feira (5/6), serão feitas abordagens educativas nas ruas Marte e Eduardo Pinto Rocha.
Distrito Sanitário de Santa Felicidade
Na terça-feira (4/6), será realizada abordagem educativa na feira livre da Praça São Marco, na via Veneto, em frente ao terminal de Santa Felicidade. As ações também acontecem na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.
Na quarta-feira (5/6), a ação será na Avenida Manoel Ribas, entre o Restaurante Siciliano e a Igreja Matriz.
Distrito Sanitário da Matriz
Na sexta-feira (7/6), no período da tarde, as ações serão em regiões de bares, no Largo da Ordem, Batel e Centro. À noite, será na região da Rua Itupava.
Distrito Sanitário do Cajuru
Na quarta-feira (5/6), os alunos da Escola Estadual Anibal Curi assistem palestra sobre o cigarro eletrônico. Na quinta-feira (6/6), a palestra será para alunos da Escola Estadual República do Uruguai. Neste mesmo dia, haverá também ações com orientações sobre a Lei Antifumo no Mercado Regional do Cajuru. No dia 13/6, as orientações serão em restaurantes e pizzarias da região.
Distrito Sanitário do CIC
A partir de quinta-feira (6/6), haverá ações educativas nas ruas Raul Pompeia e João Dembinski.
Distrito Sanitário do Boqueirão
Na terça-feira (4/6), quarta-feira (5/6), e quinta-feira (6/6), serão feitas abordagens educativas na Avenida Marechal Floriano Peixoto, do Terminal Vila Hauer até Shopping Cidade.
Como parar de fumar
Para participar do Programa de Controle do Tabagismo da Prefeitura de Curitiba, basta que o fumante dê o primeiro passo: procure por essa ajuda na sua unidade de saúde de referência ou peça orientações pela Central Saúde Já Curitiba, que atende pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém ativos 34 grupos presenciais de apoio para parar de fumar, vinculados às Unidades de Saúde.
Dicas para ajudar a parar de fumar
- Participe dos grupos de apoio para compartilhar as experiências positivas e descomplicar as fragilidades do processo.
- Tome mais água (você pode saborizar a água com pedaços de gengibre, folhas de hortelã, rodelas de limão ou laranja pra que ela fique mais convidativa).
- Faça exercícios de respiração (principalmente nos 5 minutos de fissura ou vontade de fumar).
- Tenha algo mais saudável para levar à boca no lugar do cigarro (chicletes e balas sem açúcar, frutas, palitinhos de cenoura e coco, etc).
- Cuide da Mente – faça meditação e resgate a fé em alguma coisa que te ajude a superar esse momento complexo, veja coisas positivas, foque a sua mente em outras coisas boas e divertidas.
- Faça atividades físicas, caminhadas, bike, etc.
- Escove os dentes quando sentir vontade de fumar, isso ajuda muito também (a sensação de boca limpa impede que coloque o cigarro na boca).