Nesta segunda-feira (27), Coritiba e Operário de Ponta Grossa se enfrentam às 19h no Couto Pereira, em partida válida pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ambos os times disputam o ‘Troféu Pé Torto’ da Série B, sendo destacados por suas dificuldades em finalizar, conforme dados do Sofascore.
O Coritiba lidera em chances de gol perdidas, com nove oportunidades desperdiçadas em seis jogos. O Operário está em quarto lugar nesse ranking, com seis chances perdidas também em seis partidas. Embora o Operário tenha uma média alta de finalizações (15,7 por jogo), é apenas a nona equipe em acertos no gol, com 4,3 por partida. O Coritiba, com 14,2 finalizações por jogo, é o sexto em tentativas, mas o décimo em acertos no gol, com uma média de dez arremates para fora por partida. Em gols marcados, ambos os times estão entre os últimos: o Coritiba fez três e o Operário, quatro.
Apesar das dificuldades ofensivas, Coritiba e Operário se destacam pelas defesas sólidas, sendo as menos vazadas na Série B. O Operário sofreu apenas dois gols em seis rodadas, enquanto o Coritiba levou três.
O Coritiba contará com algumas mudanças na escalação. Os volantes Arilson e Fransérgio, o centroavante Leandro Damião e o zagueiro Thalisson Gabriel retornaram aos treinos após se recuperarem de lesões, mas apenas Damião tem chances reais de ser titular. As baixas confirmadas são o lateral-esquerdo Jamerson e o ponta Robson.
James Freitas, auxiliar técnico, continua no comando interino do Coritiba enquanto a diretoria procura um novo treinador. Contra o Novorizontino, Freitas utilizou um esquema 3-4-3, mas ainda não está decidido qual formação será utilizada contra o Operário.
Sebá Gómez, volante do Coritiba, deve se apresentar à seleção colombiana nesta segunda-feira, mas não está confirmado se ele jogará contra o Operário antes de viajar.
O Operário terá três desfalques: o ponta Felipe Augusto e o lateral-esquerdo Lucas Hipólito estão lesionados, enquanto o volante Rodrigo Lindoso está suspenso. Felipe Augusto foi o artilheiro do Operário na Série C de 2023.
Rafael Guanaes, técnico do Operário há 17 meses, conduziu a equipe às semifinais da Série C no ano passado, garantindo o acesso à Série B. Os destaques do Operário em 2024 são o meia Cássio Gabriel, o ponta Maxwell e o volante Vinicius Diniz.