Uma super frente fria, acompanhada por uma massa de ar polar, trará uma queda acentuada nas temperaturas do Paraná a partir desta sexta-feira (24). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta quarta-feira (22) o estado amanheceu com nuvens baixas e nevoeiros, enquanto as temperaturas subiram, trazendo também rajadas de vento.
Na quinta-feira (23), a frente fria avançará pelo Sul do Brasil, provocando áreas de instabilidade. O Simepar prevê pancadas de chuva com descargas elétricas nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul do estado.
Durante a madrugada de sexta-feira, essa instabilidade se espalhará por outras regiões do Paraná, e as pancadas de chuva continuarão em diversas áreas. A partir do anoitecer, as temperaturas cairão significativamente devido à incursão do ar polar. No sábado, algumas chuvas isoladas podem ocorrer entre o norte e o leste do estado.
O frio será mais intenso durante o amanhecer, especialmente na metade sul do estado, enquanto as temperaturas da tarde serão amenas em todo o Paraná. No domingo, o tempo frio continuará e há chances de chuva.
Em Curitiba, a capital do estado, as temperaturas mínimas serão baixas. Na quinta-feira, a cidade deve amanhecer com 14°C e ter uma máxima de 24°C. Com a chegada da frente fria na sexta-feira, as mínimas cairão para 13°C e as máximas para 21°C. No fim de semana, tanto no sábado quanto no domingo, a capital terá mínimas de 9°C e máximas de apenas 13°C.
Essas mudanças bruscas no clima destacam a necessidade de se preparar para o frio intenso e as possíveis chuvas, garantindo conforto e segurança durante esse período.