A partir do 26 de julho acontecerá na França um dos maiores eventos esportivos do planeta, Os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste ano as Olimpíadas contarão com 2 novos esportes entre as modalidades presentes, além de outros que entraram na rodada anterior, fora aqueles que são esportes clássicos do evento que é um dos mais prestigiados do mundo. Conheça as novidades presentes nas Olimpíadas de Paris 2024.
Caiaque Cross e Breaking são as novidades para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Para os que querem saber quais são as novas modalidades esportivas que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 são o Caiaque Cross e Breaking. O Caiaque Cross é um estilo de esporte de canoagem com muita adrenalina, já que a prova é disputada com 4 atletas ao mesmo tempo na disputa, diferente do Slalom Tradicional, onde a busca é feita de forma individual, funcionando através do tempo de prova.
A Canoagem Slalom Extremo, apesar de nova nas Olimpíadas, já conta com 2 atletas brasileiros que são esperança de ouro para o Brasil, Ana Sátila e Pepê Gonçalves. Ana foi campeã mundial em 2018 da modalidade, sendo uma das favoritas. Já Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, é o campeão mundial de canoagem slalom extremo atual.
Já a segunda modalidade que passa a fazer parte do quadro dos Jogos Olímpicos tem uma pegada artística, o Breaking ou como é popularmente conhecido o Breakdance. A categoria irá contar com o total de 16 breakdancers do gênero mascurlino e 16 breakdancers do gênero feminino. Está programado para que os breakdancers, estreantes nas Olímpiadas Paris 2024, se apresentem nos dias 9 e 10 de agosto, um dia antes do encerramento do grande evento.
Confira as modalidades que seguirão no quadro dos Jogos Olímpicos Paris 2024
Entre os esportes que foram novidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Basquete 3×3 e surfe, são os destaques entre as modalidades que permanecem este ano. O Basquete 3 x 3 não se assemelha às regras de partidas de basquete da NBA. Aqui a modalidade utiliza apenas metade da quadra, uma única cesta, com partidas que duram cerca de 10 minutos por tempo.
Outro esporte que também estará nas Olimpíadas de Paris 2024 é o surfe. As rodadas de Surfe não acontecerão na França e sim no Taiti, onde diferente do Basquete 3×3, onde não possui seleção classificada, o Brasil estará muito bem representado por atletas de peso. No masculino os atletas brasileiros são Filipe Toledo, João Chianca e por último, mas não menos importante, Gabriel Medina.
As meninas do surfe brasileiro também não ficaram de fora e também garantiram suas vagas para a edição parisiense das Olimpíadas deste ano. As classificadas foram: Tainá Hinckel, Tatiana Weston-Webb e Luana Silva. Luana conquistou sua vaga pela ISA Games na sucessão da surfista Tatiana Weston-Webb, já que a atleta foi a primeira a se classificar para a Olimpíada pela WSL. Tainá Hinckel também conquistou sua vaga olímpica pelo ISA Games.
Modalidades que não fazem mais parte dos Jogos Olímpicos de 2024
Enquanto novas modalidades passam a fazer parte do evento olímpico, outros se despedem do circuito olímpico, como é o caso do Karatê, Beisebol e Softbol. Sendo disputados por homens e mulheres, as modalidades de Beisebol e Softbol devem retornar nas Olímpiadas de Los Angeles, onde o evento multiesportivo está previsto para acontecer em 2028, na Califórnia.
O motivo das 3 categorias terem ficado de fora da edição de 2024 do evento, é visar uma adequação logística. Contabilizando o total de participantes do evento, sem as 3 categorias, o número de atletas confirmados equivale a 10.500 participantes. Dentre eles, o Brasil conta com uma grande delegação, até o momento são pelo menos 212 atletas classificados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.