Depois de uma disputada acirrada, chegou ao fim a Gincana Solidária dos Idosos das dez regionais de Curitiba. A disputa arrecadou mais de 8 toneladas de alimentos e 35 mil peças de roupas. A competição, além de promover uma disputa saudável, é uma ação solidária de grande valia para ajudar os que mais precisam.
A Gincana Solidária 2024 também definiu as regionais que representarão Curitiba nos Jogos da Integração do Idoso em Maringá, entre os dias 19 e 21 de junho. Os idosos de cinco regionais vão representar a capital paranaense: Pinheirinho, Bairro Novo, Boa Vista, Matriz e CIC.
Gincana Solidária
A gincana foi idealizada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com o Disque Solidariedade e o Banco de Alimentos da Prefeitura. Entre os dias 2 e 15 de maio de 2024 a Gincana de doação de alimentos e agasalhos aconteceu entre as dez regionais tendo como objetivo ajudar as pessoas necessitadas e definir os representantes de Curitiba na fase bronze dos JIIDOS 2024 em Maringá.
A Gincana de Doação de Alimentos e Agasalhos também arrecadou produtos de higiene e limpeza, além de água, que serão encaminhados ao Rio Grande do Sul, estado atingido pelas enchentes.
Segundo Carlos Pijak Junior, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, essa iniciativa mais uma vez promoveu a união entre as comunidades, o espírito esportivo e a responsabilidade social, incentivando a participação de todos na construção de uma cidade mais justa e solidária.
“Nós unimos o esporte com responsabilidade social para auxiliar as pessoas que estão sofrendo com as enchentes no Rio Grane do Sul. Eu só tenho a agradecer aos nossos alunos que mais uma vez fizeram a diferença em Curitiba”, disse Carlos Eduardo Pijak Jr.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.