A partir de sexta-feira (17), a conta de água e esgoto no Paraná ficou mais cara, com um reajuste de 2,95% nos valores cobrados pelo serviço de saneamento básico da Sanepar. Esse aumento anual foi homologado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) em abril.
Com o novo reajuste, em Curitiba, o valor da conta para quem consumir até 5 mil litros de água por mês será de R$ 93,28. Em outras cidades do estado, o valor será de R$ 90,76.
De acordo com a Sanepar, o aumento está dentro do reajuste anual previsto e é menor do que a inflação registrada no período de referência, que foi de 4,62% de janeiro a dezembro de 2023. A empresa explicou que o reajuste ficou abaixo da inflação devido ao impacto da redução do preço da energia elétrica aplicada para a concessionária.
Os consumidores paranaenses devem, portanto, se preparar para o aumento nas tarifas de água e esgoto, que visa ajustar os valores aos custos operacionais e à manutenção dos serviços de saneamento no estado.