A defesa de Cristian Cravinhos, condenado pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, entrou com um pedido para que ele volte a cumprir sua pena em regime aberto. Nesta terça-feira, 14 de maio, os advogados de Cravinhos, que atualmente cumpre pena em regime semiaberto, argumentaram que ele tem apresentado bom comportamento e tem direito à progressão de regime.
Cristian Cravinhos foi condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato de Marísia e Manfred von Richthofen em 2002. Suzane von Richthofen e Daniel Cravinhos, irmão mais novo de Cristian e ex-namorado de Suzane, também foram condenados pelo crime, mas já estão fora da prisão.
Atualmente, Cristian cumpre pena na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, São Paulo, conhecida como a “prisão dos famosos”. No regime semiaberto, ele pode sair durante o dia para trabalhar ou estudar, mas deve retornar à prisão à noite. No regime aberto, ele teria mais liberdade, precisando apenas se recolher em casa durante a noite.
Cristian já havia conseguido o regime aberto em 2017, mas foi preso novamente em 2018 após agredir sua esposa e tentar subornar um policial em Sorocaba, São Paulo. Por essas ações, ele foi condenado a voltar para o regime fechado, onde permaneceu até conseguir progressão para o semiaberto em 2022.
No pedido recente, a defesa de Cristian destaca que ele já cumpriu 50% de sua pena, sempre retornou das saídas temporárias e tem se comportado bem na prisão, onde também trabalha. Os advogados esperam que esses fatores sejam suficientes para que ele possa voltar ao regime aberto.
Em 2018, a Polícia Militar prendeu Cristian em flagrante após ele agredir sua esposa e tentar subornar policiais com mil reais para evitar a detenção. Como consequência, ele foi condenado a cumprir mais 4 anos e 8 meses de prisão, além de retornar ao regime fechado. Desde então, Cristian tem solicitado a redução de sua pena por seu trabalho e leitura na cadeia.
A decisão agora está nas mãos da justiça, que avaliará o pedido da defesa para determinar se Cristian Cravinhos poderá cumprir o restante de sua pena em regime aberto.