Em um discurso em São Leopoldo (RS) nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua insatisfação com o aumento no preço do arroz. Lula afirmou que ficou extremamente irritado ao saber que um pacote de 5 kg de arroz estava sendo vendido por R$ 36. “Eu fiquei muito puto porque eu vi um pacote de arroz, na prateleira do supermercado, por 36 reais, um pacote de 5 quilos. Eu não posso acreditar. Qual é o pobre que pode comprar um pacote de 5 quilos de arroz por 36 reais?” questionou o presidente.
Lula revelou que, após tomar conhecimento do aumento, convocou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, para uma reunião. Fávaro informou que os preços do arroz iriam diminuir com o início da colheita no Rio Grande do Sul. No entanto, Lula lamentou que as chuvas tenham prejudicado os produtores de arroz na região.
Em resposta à situação, Lula anunciou que o governo brasileiro irá importar um milhão de toneladas de arroz para reduzir o preço do produto nos supermercados do país. “Esse país tem tradição italiana, tem tradição chinesa, tem tradição japonesa, mas a tradição maior deste país é comer feijão e arroz”, ressaltou o presidente.