O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu desculpas nesta quarta-feira (15/5) por seus comentários anteriores sobre as doações recebidas pelo estado em resposta às enchentes. Ele havia mencionado que o elevado número de doações gerava “receio” sobre o impacto no comércio local.
Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), Leite esclareceu que em nenhum momento teve a intenção de inibir ou desprezar as doações. “As doações que o Brasil e o mundo estão fazendo para ajudar o nosso Rio Grande nessa reconstrução são todas muito importantes e bem-vindas”, afirmou.
Leite explicou que sua preocupação era com os pequenos comerciantes que perderam tudo ou viram suas atividades despencarem devido à tragédia. “Ao falar sobre essa situação, acabei misturando com a questão das doações. O impacto nos comércios locais será uma preocupação para outro momento, e não durante essa onda de solidariedade que está nos abraçando”, disse o governador.
O governador destacou que o desafio atual é lidar com a complexa logística da destinação das doações e encontrar maneiras de ajudar os comerciantes locais a se reerguerem. “Por favor, compreendam: as últimas semanas têm sido brutais para todos nós, e ninguém está livre de errar. Portanto, o meu mais sincero pedido de desculpas”, concluiu Leite.
ESCLARECIMENTO E PEDIDO DE DESCULPAS. pic.twitter.com/SD2qeuUja0
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 15, 2024