É a primeira vez que a Região Metropolitana leva o prêmio de melhor buteco da Grande Curitiba; bar entra agora na disputa nacional
Acabou a curiosidade: o Bom Bolinho Bar é o melhor buteco de Curitiba e Região Metropolitana. A premiação aconteceu na noite de ontem (14) e revelou os melhores colocados da nona edição do Comida di Buteco, trazendo pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio um bar de São José dos Pinhais. Agora, o buteco passa a concorrer na etapa nacional do concurso.
E para conquistar o primeiro lugar, o Bom Bolinho, comandado pelo Joelson Gonçalves, trouxe ao público o petisco Sabores Rústicos. O prato, montado em uma tábua de madeira, oferece uma porção tradicional de bolinho de carne e bolinhos recheados com linguiça Blumenau, acompanhados com queijo colonial na chapa e um molho de alho-poró e castanhas.
“Nosso bar já tem 47 anos. É a segunda geração da família, e neste ano criamos um prato com o objetivo de voltar no tempo e recriar essa nossa história. O resultado foi esse, que nem era esperado. Então estamos muito felizes. É o nosso esforço, é de onde vem o sustento da nossa família. O bar é coisa séria e é muito emocionante receber esse reconhecimento”, disse Joelson, que toca o negócio com a sua esposa, Josiane. Este é o segundo ano que o bar participa do concurso, e em 2023 já tinha conquistado o segundo lugar.
Já o segundo lugar de 2024 ficou para o Quintal Maria Flor, buteco que fica no Boa Vista e que neste ano apostou numa dobradinha depois de ter levado o terceiro lugar em 2023. “Foi um desafio pra gente este ano, e receber este prêmio foi muito emocionante porque nem todo mundo gosta de dobradinha. Mas é um prato típico, de buteco raiz e que eu apostei e deu certo”, comemorou Isabel Cristina dos Santos.
Já o Dom Rodrigo, campeão de 2023 e quem passou a faixa para o buteco de São José dos Pinhais neste ano, levou a terceira colocação em 2024 com o petisco Abacachic, um mignon suíno no abacaxi ao molho gorgonzola. “Ser o terceiro melhor buteco da cidade pra gente é muito bacana. Só no concurso eram 40 outros bares, então é muito bom fazer parte da história do Comida di Buteco”, contou Rodrigo Domingues, proprietário do bar.
A nona edição trouxe ainda uma novidade. Pela primeira vez o público ficou conhecendo o quarto e quinto colocados, que em Curitiba ficaram com os bares Jacobina, e o Armazém do Espetinho. “Encerramos hoje o Comida di Buteco, e a premiação ilustra o que foi o concurso. Tivemos butecos novatos, butecos veteranos, butecos de Curitiba e São José dos Pinhais sendo premiados. A alegria dos bares e toda essa atmosfera nos deixa muito felizes e motivados pra próxima edição”, celebrou Filipe Pereira, organizador do concurso.
Comida di Buteco 2024
Foram 24 dias de butecagem e mais de 1 milhão e 200 mil votos no concurso, que neste ano aconteceu em 45 cidades do Brasil. A estimativa nacional é que o período movimentou cerca de 12 milhões de pessoas frequentando butecos pelas mais diferentes regiões do Brasil. Em Curitiba, foram 40 participantes, 36 na capital e quatro em São José dos Pinhais.
De 5 a 28 de abril, os bares ofereceram petiscos exclusivos com tema livre, o que trouxe grande diversidade ao concurso, com pratos com carne bovina, suína, frango, frutos do mar e os tradicionais bolinhos. Mas a avaliação é para a escolha do melhor bar, e por isso, além de avaliar o petisco, público e jurados avaliaram também a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida.
Melhor buteco do Brasil
A partir de 1º de junho, o Bom Bolinho Bar passa a integrar a etapa nacional. Após finalizar as etapas premiações em todas as cidades, o Comida di Buteco passa a contar com novos jurados, que viajam pelo Brasil conhecendo todos os vencedores. Cada bar recebe três jurados: um da sua cidade e dois de outros lugares do país. O resultado será divulgado em julho na cidade de São Paulo.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.