Internautas se revoltaram com as declarações do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sobre o impacto das doações no comércio local em meio ao maior desastre climático da história do Estado. Durante uma entrevista para a Band News na terça-feira (14), Leite agradeceu as doações recebidas, mas sugeriu que elas poderiam “dificultar” a recuperação do comércio nas áreas afetadas.
A afirmação foi feita quando uma repórter questionou o governador sobre as doações que o Rio Grande do Sul mais necessita no momento. “Porque na realidade quando você tem um volume tão grande de doações físicas chegando ao Estado há um receio pelo que nós já observamos em outras situações, em outras circunstâncias, sobre o impacto que isso terá no comércio local”, disse Leite. Ele explicou que a chegada massiva de itens de fora do Estado pode prejudicar os comerciantes locais, que também foram severamente atingidos pelas enchentes e deslizamentos.
O Rio Grande do Sul vive uma tragédia sem precedentes, com 147 vítimas fatais e 125 pessoas ainda desaparecidas. No total, 538.545 pessoas estão desalojadas e 2,1 milhões foram diretamente atingidas pelas inundações ou deslizamentos. Mais de 76 mil pessoas encontram-se em abrigos espalhados pelo Estado.
Eduardo Leite destacou a necessidade de equilíbrio entre a ajuda externa e a recuperação econômica local. “Você tem uma cidade que está impactada, o comércio que foi impactado também, e o reerguimento desse comércio fica dificultado na medida que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares do país”, afirmou.
As declarações de Leite geraram revolta entre internautas, que consideraram insensível a sugestão de que as doações poderiam causar problemas. Muitos criticaram o governador por parecer colocar as preocupações econômicas acima das necessidades imediatas dos desabrigados e atingidos pela tragédia.
Enquanto isso, a população do Rio Grande do Sul continua a enfrentar desafios imensos na recuperação e reconstrução após o desastre. A comunidade local e nacional se mobiliza para prestar ajuda de todas as formas possíveis, buscando mitigar o sofrimento e reestabelecer a normalidade na região.
Segundo Eduardo Leite tá rolando excesso de doações… Viram?
Odeio essa Maria Antonieta do Vale, essa sonsa com cara de Droopy depois da harmonização facial.
Quando falei que era para parar de pedir pro povão doar porque o Estado também tem que cumprir com suas obrigações, me… pic.twitter.com/Mdj8fFramr
— ig: @euandregabeh (@andregabeh) May 15, 2024