Fundada em 1976, em Curitiba, a Associação Radiotáxi Faixa Vermelha comemorou 48 anos nesta terça-feira (14/5). Primeira radiotáxi do Brasil e entre as maiores centrais do Paraná, a empresa conta com 290 associados e 210 colaboradores para uma frota de 500 veículos.
Realizado na sede da empresa, no bairro Hugo Lange, o evento que celebrou a data contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que em novembro do ano passado lançou a campanha Táxi – Histórias que te Levam, com objetivo da valorização e incentivo ao uso de táxi na cidade.
“Meus cumprimentos a todos os taxistas da cidade, eu sou um usuário de táxi, com minha esposa e filhos, tenho muita admiração por esta categoria. Parabéns para essa empresa pioneira no país, que é um orgulho para Curitiba”, disse Pimentel aos associados.
Na ocasião, Pimentel conversou com o presidente da Associação Radiotáxi Faixa Vermelha, Edgard Borges de Oliveira, para ouvir as demandas dos taxistas e buscar a melhora do serviço.
“Hoje é um dia muito importante para todos os associados, por comemorarmos mais um aniversário e na presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que sempre esteve aberto a nos ouvir para ajudar a classe dos taxistas”, destacou Oliveira.
Táxis elétricos
A Radiotáxi Faixa Vermelha conta com um dos seis veículos elétricos que estão sendo testados pela Prefeitura desde junho de 2023. Os táxis elétricos ajudam a reduzir a poluição do ar e as emissões de carbono, e assim contribuem para melhorar a qualidade do ar e combatem os efeitos das mudanças climáticas. Além disso, proporcionam uma experiência de viagem mais silenciosa e suave.
Dados coletados de 16 junho do ano passado a 4 de março de 2024 mostram que Curitiba teve redução de emissão de poluentes com a realização de testes com táxis elétricos na cidade. Os seis carros elétricos, que começaram a circular em junho de 2023, evitaram a emissão de 28,7 toneladas de CO2 na atmosfera, segundo relatório da Urbanização de Curitiba (Urbs).
A redução equivale ao plantio de 200 árvores – considerando a estimativa de que a redução de uma tonelada de CO2 na atmosfera seja equivalente ao plantio de sete árvores.