Um símbolo de resistência e solidariedade, o cavalo Caramelo, conhecido por sua incrível história durante a pior enchente da história do Rio Grande do Sul, agora também está ajudando financeiramente as vítimas das chuvas no estado. Um quadro retratando Caramelo foi leiloado por R$ 130 mil na noite desta segunda-feira (13), em uma ação beneficente para arrecadar doações.
Caramelo ganhou notoriedade após passar quatro dias ilhado no telhado de uma casa em Canoas, sobrevivendo em meio às inundações. Seu resgate mobilizou famosos como o influenciador Felipe Neto e a primeira-dama do Brasil, Janja.
A obra leiloada foi pintada pelo artista argentino José Acuña e mede 56 cm de largura por 47 cm de altura. A pintura captura a cena emocionante do cavalo no telhado, que viralizou nas redes sociais. Além da pintura, a obra inclui uma poesia do cantor e pecuarista Gujo Teixeira.
O leilão, organizado pelo Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Rio Grande do Sul (Sindilei-RS) e nomeado Martelo Solidário, arrecadou um total de R$ 1,2 milhão com diversas obras. Entre os itens leiloados estavam uma prancha e uma camiseta doadas pelo surfista Gabriel Medina, camisetas autografadas por Pelé e réplicas de capacetes de Ayrton Senna e da camiseta usada no último desfile de Gisele Bündchen. No total, cerca de 94 obras foram doadas para o evento.
Segundo a organização do Martelo Solidário, todo o valor arrecadado será depositado na conta do próprio sindicato e destinado a entidades que prestam apoio aos afetados pela enchente e à reconstrução do estado, conforme as necessidades surgirem.