Neste sábado (11/5), a multiartista Cleo Cavalcantty lança seu mais recente trabalho literário, o livro infantil Um Recorte de Infância. O evento ocorrerá na biblioteca do Sesc da Esquina, em Curitiba, às 10h, seguido de contação de história.
O livro, que é o terceiro da carreira de Cleo, é um projeto que ganhou vida graças ao apoio da Lei federal Paulo Gustavo, em edital lançado no ano passado pela Fundação Cultural de Curitiba. Curitiba foi a primeira capital do país a lançar, em julho passado, os editais da Lei Paulo Gustavo, marco significativo para a economia criativa do setor cultural do país. A capital paranaense teve mais de 300 projetos inscritos, entre audiovisual e outras áreas artísticas.
Com sensibilidade e criatividade, Cleo mergulha na experiência de ser mãe de um filho dentro do espectro autista nível 1 de suporte, homenageando-o e destacando seu hiper foco.
“Desde muito pequeno meu filho sempre teve muita habilidade para criar as mais diversas histórias, a partir de estímulos cotidianos dentro do universo do seu quarto. Passava horas a fio envolvido nesse universo”, disse Cleo. Atualmente, aos 22 anos, ele estuda letras na UTFPR e seu foco é o neologismo (emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes).
O livro Um Recorte de Infância é uma celebração dos talentos e da sensibilidade das pessoas dentro do espectro autista. Cleo destaca que procurou focar nos talentos de seu filho, em vez de potencializar suas dificuldades. “Pessoas autistas são extremamente sensíveis e inteligentes e, quando estimuladas em seus hiper focos, são capazes de produzir coisas lindas”, ressalta a autora.
A história
A obra narra um episódio na vida de uma menina de oito anos, que, alheia à sua condição de autista, vive incríveis aventuras no universo seguro do seu quarto. Por meio da imaginação e da criação de histórias, ela experimenta um mundo de possibilidades, adquirindo saberes empíricos e criando seus próprios espaços afetivos.
O livro conta com um posfácio escrito pela veterana Glória Kirinus e ilustrações de Richard Bertolin. No lançamento, haverá a participação da contadora de histórias Caroline Casagrande, que apresentará o livro em formato de narrativa, além de uma roda de conversa sobre hiper foco e autismo com a Dra. Hannah Baptista, especialista em direitos das pessoas neurodivergentes.
Serviço
Lançamento do livro Um Recorte de Infância
Data: sábado (11/5)
10h às 12h
Local: Sesc da Esquina — Biblioteca
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969