Na tarde desta quinta-feira (09), a ministra da Saúde – Nísia Trindade Lima e uma pequena comitiva de Brasília fizeram uma visita técnica nas obras do novo Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais.
As obras vão receber investimento dos governos Federal e Estadual e também recursos próprios do município. Dentre as parcerias, está também a Renault do Brasil, que doou o projeto executivo do novo hospital por meio do Programa Estadual de Incentivo Fiscal – Paraná Competitivo. O prazo de construção é de 48 meses. Na ocasião da visita, a ministra oficializou o repasse de verba de R$ 153 milhões.
O novo hospital contará com 310 leitos, abrangendo diversas especialidades, incluindo UTI adulto e neonatal, leitos maternidade, cirúrgicos, paliativos, psiquiátricos, hospital dia e pediátricos. Além disso, serão oferecidas consultas em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurocirurgia, Obstetrícia e Pediatria, com capacidade para mais de 11.470 atendimentos mensais, bem como a realização de aproximadamente 76.550 exames e diagnósticos por mês, e 1.050 cirurgias, incluindo vasculares, oftalmológicas, ginecológicas, neurocirurgias e pediátricas.
A administração pública destaca ainda que o novo hospital contará com uma Maternidade especializada, incluindo UTI NEO, centro obstétrico, pronto socorro obstétrico, 60 leitos maternidade e um banco de leite ampliado, visando proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para mães e recém-nascidos. Sendo possível oferecer um atendimento de excelência para os cidadãos de São José dos Pinhais.
Durante a visita, o secretário de Estado da Saúde – Beto Preto, comentou que no início do projeto do novo hospital, gestado por dois anos, ele achou que era algo muito grande, porém pequeno dada a necessidade da população na busca de uma saúde com cada vez mais qualidade. “Esse projeto do novo hospital ficou exatamente como a prefeita Nina pensou, por isso trabalhamos unidos pelo funcionamento pleno do Sistema Público de Saúde, estamos aqui vendo a saúde de São José dos Pinhais sendo remodelada em benefício da população”, finalizou Beto.
A deputada federal Gleisi Hoffmann explicou que a demanda do Governo Federal é voltar a investir em equipamentos de saúde, a fim de atender os pedidos da comunidade. Em sua fala, Gleisi destacou que por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde, São José dos Pinhais foi contemplada com mais duas novas Unidades Básicas de Saúde.
A prefeita Nina Singer destacou que o novo hospital é um sonho antigo da população são-joseense e uma demanda de extrema necessidade. “É uma alegria receber a ministra em nossa cidade, começamos esse projeto do zero e hoje vemos o início de sua realização. Esta é a gestão que mais tem investido em saúde, e reforço a importância de estruturar cada vez mais a Atenção Primária, porta de entrada da saúde pública”, afirmou Nina, que finalizou dizendo que somos todos agentes de transformação e que temos que nos unir para o bem da população.
A ministra Nísia Trindade Lima comentou que veio com uma comitiva pequena, porém muito comprometida com os trabalhos do novo hospital. “É uma grande alegria estar aqui hoje, vendo este projeto caminhar e saber que atenderá as necessidades da população. O SUS do jeito que tem que ser, com união. É muito bom ver a mobilização de São José dos Pinhais pela saúde”, comentou Nísia.
Presenças
Na ocasião esteve presente o secretário executivo do Ministério da Saúde – Swedenberger Barbosa, o secretário de Atenção Especial à Saúde – Adriano Massuda, os deputados federais Carol Dartora, Geraldo Mendes e Tadeu Veneri, os deputados estaduais Arilson Chiorato e Marcia Huçulak, o secretário municipal de Saúde – José Dalmi Dissenha, demais secretários municipais, além dos vereadores Ailton Feneme, Denilson Grilo, Fatima de Paula, Gilberto Mello, José Vieira, Juliano Martins, Paulinho Maradona, Renan Machado e Wilson Cabelo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fabrício Tambolo, servidores municipais e demais autoridades.