A Marinha do Brasil emitiu um alerta de segurança nesta quarta-feira (8), direcionado a navegantes e comunidades costeiras do Litoral do Paraná, avisando sobre a previsão de ventos fortes que podem atingir até 60 km/h (33 nós). Este fenômeno meteorológico, que se estende desde Laguna em Santa Catarina até São Sebastião em São Paulo, está previsto para ocorrer entre a manhã e a noite de quinta-feira (9).
O aviso é parte de uma vigilância contínua devido à formação de um ciclone extratropical no mar, que também é responsável por trazer mais chuvas para o Rio Grande do Sul. Este estado já sofre com as consequências de enchentes severas, que resultaram em 95 mortes até o momento.
A Marinha aconselha a todos os navegantes, incluindo pescadores e praticantes de esportes marítimos, a verificar as condições meteorológicas antes de saírem ao mar e a se manterem atualizados através dos avisos emitidos. “Alerta-se aos navegantes que consultem as informações dos ventos antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, reforçou a instituição em seu comunicado.
Esta medida visa prevenir acidentes e garantir a segurança daqueles que dependem das condições do mar para suas atividades diárias, alertando para os potenciais riscos que condições climáticas adversas podem representar.