A partir desta segunda-feira (6), uma nova cobrança de tarifa entra em vigor para veículos com carga que transitam pelas rodovias do Paraná. Agora, caminhões e carretas comerciais carregados, mesmo com eixos suspensos, serão obrigados a pagar pedágio nos pontos de cobrança das concessionárias do Grupo Arteris, localizados nas BRs 116, 376 e 101.
A medida, que visa garantir a justa cobrança de tarifas, será implementada inicialmente nos trechos das concessões Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt. Além disso, a cobrança também será aplicada nas rodovias Fernão Dias e Fluminense.
O sistema de cobrança será realizado por meio da leitura das placas dos veículos por câmeras localizadas nas praças de pedágio, integrado à Secretaria da Fazenda Estadual para identificar a existência do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) ou do Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE).
A tarifa será cobrada caso os documentos fiscais estejam em vigor, considerando todos os eixos do veículo, inclusive os suspensos. A exceção são os veículos vazios ou sem MDF-e aberto, que estarão isentos da cobrança caso os eixos suspensos não toquem o solo.