A Prefeitura de Curitiba começa nesta segunda-feira (6/5) mais uma etapa de recuperação do pavimento da Linha Verde. As intervenções serão realizadas em trechos segmentados da via, entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Marechal Otávio Saldanha Mazza, nos sentidos sul e norte, entre os bairros Guabirotuba e Pinheirinho.
A ação será realizada por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
Bloqueios parciais
Para minimizar os impactos no trânsito, os bloqueios de trânsito serão parciais e variáveis de acordo com o andamento da obra, já que o serviço será realizado em uma pista por vez. Fiscais da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar os motoristas. A previsão é de que o serviço seja concluído em 20 dias se as condições do tempo permitirem.
A recuperação do pavimento se dará pelo sistema de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
Corrigir ondulações
De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, engenheiro João Vidal Filho, a correção do pavimento vai melhorar o fluxo do trânsito e dar mais segurança para motoristas e usuários do transporte coletivo.
Horário especial de trabalho
O horário de trabalho será das 9h às 16h, sem interrupção para o almoço. A Superintendência de Manutenção Urbana explicou que caso haja necessidade de estender o expediente isso será feito fora do horário do pico, que é o período entre 16h e 19h. As atividades extras, quando necessárias, acontecerão a partir das 19h e serão realizadas no máximo até as 22h.
Em março deste ano, a Prefeitura já fez a manutenção de 2,5 km do pavimento da Linha Verde. Foram recuperados os trechos do pavimento entre a Rua Roberto Faria até a Leonel França, uma extensão de 1,2 km, e o da Rua Chanceler Oswaldo Aranha até a Professor João Soares Barcelos, ao longo de 1,3 km.