A primeira prisão aconteceu no dia 23 de janeiro, no bairro Pinheirinho, quando chegaram até Marcos de Sousa dos Anjos, 40 anos. O homem foi abordado em frente a uma panificadora e tentou reagir a ação policial, tentando pegar a arma de um dos investigadores. Porém, foi contido e algemado.
Quando solicitada a sua identificação, o homem deu um nome falso e disse que seus documentos estavam em seu bolso. Em consulta no sistema policial, a equipe constatou que se tratavam de documentos falsos e que o homem possuía dois mandados de prisão em aberto contra ele, pelo crime de roubo a banco.
Diante do fato, o suspeito acabou revelando sua verdadeira identidade e confessou que estava foragido do Sistema Penitenciário. Momento em que foi preso pela equipe e autuado em flagrante por uso de documento falso.
No decorrer das diligências, no dia 26 de janeiro, a equipe chegou até o segundo integrante da quadrilha, um homem, 40 anos, no bairro Pioneiros, em Fazenda Rio Grande (FRG) – Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O suspeito conduzia um veículo Santana e tentou fugir em alta velocidade, quando percebeu a presença dos policiais.
Em um determinado momento, o homem colidiu com o veículo e acabou correndo para um matagal em posse de uma arma de fogo – quando desobedeceu a ordem da equipe e ameaçou a atirar contra os policiais. A equipe conseguiu capturá-lo e apreender o revólver de calibre 38 e diversas munições do mesmo calibre.
A equipe constatou que o suspeito também era foragido do Sistema Penitenciário. Razão pela qual foi preso e autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, desobediência e resistência à prisão.
Em continuidade as investigações relacionadas aos crimes de roubo a banco, os policiais chegaram até o suspeito de ser o terceiro envolvido nos crimes diligenciados, um homem, 44 anos. O suspeito foi abordado em frente a uma farmácia, no bairro Boqueirão, na segunda-feira (05/02). Contra ele, também havia um mandado de prisão em aberto, por também estar foragido do Sistema Penitenciário.
Na residência em que o homem estava hospedado nos últimos dias, os policiais encontraram diversos equipamentos utilizados em arrombamentos de caixas eletrônicos, bem como uma camiseta idêntica à que foi utilizada por um dos envolvidos no roubo ao Banco do Brasil, no dia 12 de janeiro deste ano, no bairro Novo Mundo.
De acordo com o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown, a prisão do trio foi possível graças a um intenso trabalho investigativo, que não parou desde que a equipe atendeu as ocorrências. “Um dos envolvidos, o primeiro a ser preso, já possuí uma extensa ficha criminal e uma condenação superior a 50 anos de prisão, por roubo a banco”, informa o delegado.
Brown ressalta que as investigações continuam com o intuito de identificar demais pessoas envolvidas com os roubos, bem como responsabilizá-los pelos roubos. “Todos eles são foragidos do Sistema Penitenciário, agora as diligências consistem em comprovar a participação dos homens nos crimes”, finaliza.
O trio encontra-se preso no Setor de Carceragem Temporária (Secat) da unidade, onde aguardam à disposição da Justiça.