A Prefeitura de Curitiba foi a vencedora do prêmio Social Media Gov na categoria Comunicação como Serviço. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25/4) durante a décima terceira edição do evento Redes Wegov, em Florianópolis (SC). Social Media Gov é uma plataforma de inteligência que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar conteúdos e estratégias de comunicação para as redes sociais.
O post que deu o prêmio à equipe de mídias sociais da Prefeitura de Curitiba foi ao ar no Instagram no dia 30 de outubro de 2023. Nele foi explicado aos seguidores a função dos parques em períodos de chuvas intensas: eles alagam para que o transbordamento do rio não aconteça em áreas habitadas nas regiões dos parques.
A categoria Comunicação como Serviço busca reconhecer instituições que promoveram informações, posicionamentos e serviços de interesse público com conteúdos certeiros e relevantes. Competiram com a Prefeitura de Curitiba, Ministério da Saúde, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Governo do Maranhão, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Governo da Bahia.
Compromisso
Cassio Camargo Ferreira, diretor de Relações Públicas da Prefeitura de Curitiba, recebeu o prêmio em Florianópolis. “Este prêmio nacional reflete nosso compromisso constante em manter o cidadão bem informado pelas nossas redes sociais”, afirmou. “Quero expressar minha gratidão a toda a equipe da Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura e em especial à secretária de Comunicação, Cinthia Genguini, e ao prefeito Rafael Greca, pela confiança e apoio contínuos”, completou.
Cinthia Genguini lembrou que pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Curitiba é vencedora deste importante prêmio nacional. “Estou muito feliz e orgulhosa do trabalho que fazemos. Temos uma equipe comprometida em levar informação relevante ao cidadão e o reconhecimento do nosso esforço mostra que estamos no caminho certo”, disse a secretária.
Desempenho
Em 2023, a Prefeitura de Curitiba foi a vencedora na categoria “Meme-Trend do ano”, categoria que reconhece as instituições que utilizaram o expediente dos memes e dos trends de forma eficiente e obtiveram ótimos resultados. Neste ano, novamente o município foi finalista também nessa categoria.
Além das duas categorias em que a Prefeitura de Curitiba foi finalista, o prêmio conta com mais nove categorias: Xô Fake News, Influencer, Inclusão e diversidade, Transparência, Atitude, Colaboração, Comunicação que aproxima, Identidade e Conteúdo Tutorial.
Os indicados foram selecionados a partir das métricas de envolvimento e engajamento das publicações relativas à temática de cada categoria durante o período de janeiro a dezembro de 2023.