Capa – Créd Nicolas Salazar
De 28 a 31 de março, Curitiba recebe o Honk! Festival de Fanfarras Ativistas, movimento que defende a ocupação das ruas como um processo de resistência coletiva e artística.
Essa é a primeira vez que o movimento passa pela capital paranaense, integrando o Fringe, Mostra gratuita do Festival de Curitiba que está em sua 32ª edição, trazendo bate-papos sobre a expressão artística nas ruas e na educação musical, além de muita música com cortejos pelas ruas da cidade.
“Dizemos que as fanfarras são ativistas porque ocupam as ruas de maneira popular e se preocupam com inclusão e a diversidade”, diz Pri de Morais, coordenadora executiva do Fringe.
O movimento do Honk! nasceu em Boston, nos EUA, em 2006, e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2013, já tendo passado por várias capitais. “Será a primeira vez que Curitiba recebe o Honk!, contando com a participação de fanfarras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e claro que de Curitiba, nos quatro dias de programação”, completa
A programação do festival inicia no dia 28 de março (quinta), às 18h, com uma conversa aberta ao público sobre a edição do festival em Curitiba, abordando a formação de fanfarras e sua importância na educação musical. Em seguida, às 19h45, o bate-papo leva o tema “Neofanfarrismo: expressão artística nas ruas”.
Os encontros ocorrem na Casa Hoffmann, localizada na R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco.
Encontro de fanfarras e blocos curitibanos e Fanfarra nas Ruínas com oito horas de música
A programação do Honk! segue na sexta-feira (29), o calçadão da Rua XV será ocupado pelo “Arrastão na XV”, reunindo fanfarras pelo conhecido espaço público, partindo da Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita. O horário da concentração é a partir das 16h30, com saída programada para às 18h.
No sábado (30), o Honk promove o Blocos na Rua, um encontro das fanfarras e blocos curitibanos no Largo da Ordem, no Bebedouro, com início às 16h. A concentração é às 15h.
No domingo (31), o Festival de Fanfarras promove, no Palco Ruínas, localizado nas Ruínas de São Francisco, oito horas de programação com shows ao vivo e a participação de fanfarras escolares infantis nos intervalos. As apresentações da “Fanfarra nas Ruínas”ocorrem das 10h às 19h.
Entre os diferentes grupos do estilo musical, que é caracterizado por ritmos festivais embalados por instrumentos de sopro e de percussão, marcam presença no Honk! o No Caminho Eu Te Explico, de Porto Alegre, com um repertório que representa a pluralidade cultural e musical brasileira e latinoamericana, indo do baião e forró até o samba e o funk; o Bloco do Beijo, também da capital gaúcha, que enaltece músicas que falam de beijo em suas letras, com sucessos do axé a Rita Leee, em que a simbologia do beijo é uma representação de alegria e integração das diferenças; a Orquestra Voadora, grupo carioca que traz um repertório moderno com instrumentos de percussão e atitude rock n’roll em suas performances; e a Bananeira Brass Band, um coletivo curitibano que busca trazer a música brasileiro em seu repertório autoral, explorando ritmos dançantes de várias regiões do Brasil, combinando gêneros musicais que vão do funk ao baião.
Mais informações sobre o Honk! Festival de Fanfarras Ativistas e a programação completa pode ser encontrada no perfil oficial no instagram: @honkcuritiba.
Programação:
28/3 – Bate-papo Formação de Fanfarras e Educação Musical
Horário: 18h
Local: Casa Hoffmann (R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco)
28/3 – Neofanfarrismo: expressão artística nas ruas
Horário: 19h45
Local: Casa Hoffmann (R. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco)
29/3 – Arrastão na XV
Horário: 16h30 (concentração) | 18h (saída)
Trajeto: Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita
30/3 – Blocos na Rua
Horário: 15h (concentração) | 16h (saída)
Local: Bebedouro, Largo da Ordem – Bairro São Francisco
(ensaio no palco ruínas das 9h às 12h para o Fanfarra nas Ruínas)
31/3 – Fanfarra nas Ruínas
Horário: 10h às 19h
Local: Ruínas São Francisco – Largo da Ordem – Bairro São Francisco