Capa – A atriz e contadora de histórias Ailén Roberto – Cred Rafaela Scremin
Já estão disponíveis os vídeos da 2ª edição do projeto “Curitiba, Literatura e Histórias”, um projeto que tem o intuito de despertar uma nova experiência ao leitor/espectador, possibilitando um contato democrático com a literatura, assim como a ampliação do repertório e divulgação da escrita criativa contemporânea curitibana.
Novos autores foram selecionados para participarem desta segunda edição, resultado de uma pesquisa liderada pela atriz e contadora de histórias Ailén Roberto, em colaboração com o “Coletivo Era Uma Vez“, com cinco vídeos de contação de história inéditos com autoras e autores curitibanos que não participaram da edição anterior, ocorrida em 2021.
Todos os vídeos contam com intérpretes de LIBRAS e legendas, promovendo acessibilidade. O conteúdo está publicado no Canal do Youtube “Histórias da Ailén“, apresentando de maneira performática em vídeo os textos literários. A proposta é voltada para o público infanto-juvenil e poderá ser utilizada por educadores, pedagogos, professores e pais que desejam incentivar a leitura. O projeto também abraça o diálogo e a aprendizagem em suas contrapartidas sociais com um bate-papo online ao vivo com os autores, que será transmitido também no canal “Histórias da Ailén“, dando a oportunidade aos espectadores de se aproximarem dos autores das obras selecionadas. Todos os cinco autores participarão do bate-papo, e também acontecerá uma oficina de “Haicai”, ministrada pelo renomado autor Alvaro Posselt destinada exclusivamente para educadores da rede municipal de ensino de Curitiba.
O canal do youtube “Histórias da Ailén“, que conta com mais de 123 mil visualizações e um alcance abrangente, se consolida como um espaço onde a literatura ganha vida e alcança públicos de todas as idades.
A 2ª edição do projeto “Curitiba, Literatura e Histórias” é uma celebração da narrativa, da performance e da inclusão. “Convido a todos para participarem do projeto e contribuírem para que a literatura chegue para o maior número de pessoas, o projeto só faz sentido quando encontra com vocês, o público”, finaliza a atriz e contadora de histórias Ailén Roberto.
O projeto “Curitiba, Literatura e Histórias” é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo. Mais informações pelo Instagram @historiasdaailen, pelo https://historiasdaailen.com/ e pelo canal no Youtube oficial @HistoriasdaAilen.
Confira a programação completa:
09/04 – Bom dia, Piti!
11/04 – O Mundo Assombroso
16/04 – Pantufa e Pipoca
18/04 – Poemar de Pernas pro Ar
23/04 – Um Gato Avacalhado
25/04 – Bate Papo com os autores