Desde 2013, o Paraná investiu R$ 150 milhões na vigilância em saúde das 399 cidades do Estado por meio do Vigiasus, programa da Secretaria de Saúde que qualifica as ações das equipes municipais na proteção da saúde da população. Com o dinheiro, as prefeituras podem reforçar o combate à dengue e outras doenças; desenvolver campanhas de vacinação; investigação e controle de doenças transmissíveis; vigilância sanitária; vigilância ambiental; saúde do trabalhador e também de promoção à saúde.
“A criação desse recurso, algo inédito no país, está transformando a vigilância em saúde no Paraná”, diz o secretário Michele Caputo Neto. Segundo ele, a iniciativa não só apoia financeiramente mas também oferece cursos para fortalecer as equipes que atuam na área.
O recurso possibilitou a compra de 579 veículos em 353 municípios paranaenses. O Vigiasus também contabilizou 6.570 equipamentos adquiridos como rede de frio; computadores, impressoras, tablets, notebooks; televisão, caixa de som; ar-condicionado; mobiliário; e outros específicos para os processos de trabalho: câmera fotográfica, GPS, termômetro, medidor de cloro.
(foto: arquivo/google)