Nascido em 2021, o Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) é uma iniciativa que tem por objetivo transformar o ecossistema da educação pública do Brasil, institucionalizando uma abordagem de igualdade racial na política e na prática. Atuando nas áreas de audiovisual, articulação nacional e internacional, formação de estudantes, professores e gestores, e na produção de conhecimento, o SETA foi um dos cinco empreendimentos premiados no Desafio de Equidade Racial 2030 da Fundação W.K. Kellogg. É a única instituição brasileira a receber o financiamento para oito anos de trabalho com foco em desenvolver o primeiro sistema de educação pública antirracista no país.
Entre as principais ações do Projeto SETA, estão o trabalho de pesquisa, advocacy, formação e campanhas de mobilização liderados por redes de educação negras, quilombolas e indígenas ao longo de décadas. O foco está, sobretudo, em crianças entre 11 e 17 anos, especialmente pela percepção de que o ingresso no Ensino Médio após a conclusão do Ensino Fundamental é um momento de risco para esse público.
O Case
Constatou-se que o projeto necessitava de uma divulgação mais efetiva, especialmente em um país considerado racista para 81% dos seus habitantes, segundo pesquisa do Instituto de Referência Negra Peregum e do próprio Projeto SETA. A Agência Páprica, que trabalha com planejamento estratégico, posicionamento de marca, estratégia e inovação, user experience e desenvolvimento web e mobile, foi a responsável pela criação de um novo site para o sistema, que conseguiu transmitir em totalidade a importância do SETA.
Os objetivos do novo ambiente digital eram diversos: aumentar a conscientização sobre o que é educação antirracista, sua importância, e como fazê-la; posicionar o Projeto SETA e o site como referência para conteúdo sobre educação antirracista; ampliar a visibilidade das organizações que compõem o Projeto SETA e suas ações de viabilização dessa educação no Brasil; engajar apoiadores em campanhas online em defesa da efetivação um sistema de educação pública antirracista no Brasil.
“Temos muito orgulho em participar desta iniciativa, que vai muito além de entregar um produto final de qualidade. É importante que possamos contribuir com um parceiro em uma causa que também defendemos, alinhado aos valores que apoiamos. Temos, inclusive, um comitê de diversidade com uma atuação muito representativa nesta área”, afirma Amanda Hecke, coordenadora de Operações e Pessoas da Agência Páprica Comunicação.
Sobre a Agência Páprica Comunicação
Empresa especializada em marketing digital, com atuação consolidada em setores como educação, indústria e varejo, atendendo empresas de grande porte, entre elas Marista Brasil, Alegra Foods, Docol, Universidade Católica de Santa Catarina e PR Grupo.
Mais informações sobre a Agência Páprica, acesse o perfil oficial no Instagram @agenciapaprica ou o site https://paprica.ag/