O Instituto Nacional de Meteorologia registrou em Curitiba uma temperatura máxima de 32,6°C nesta quinta-feira, 7 de abril, na medição final d e 21 horas (00 UTC). De acordo com o instituto, esta foi a tarde mais quente em 2016 até agora. O recorde anterior era 32,0° em 18 de fevereiro.
Calor muito acima do normalUma temperatura de 32°C em Curitiba é tecnicamente bastante elevada em qualquer mês do ano. Este é um valor muito acima das temperaturas médias máximas mensais climatológicas que não superam 27,0°C. Assim, a temperatura de 32,6°C ocorrida nesta quinta-feira foi realmente excepcional. Uma pesquisa junto ao banco de dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostrou que esta foi a maior temperatura para o mês de abril desde 1961,considerando a medição da estação meteorológica convencional que opera desde 1911.Não foi possível fazer uma pesquisa para anos anteriores a 1961, pois o banco de dados disponibiliza a consulta pública só a partir deste ano. Mas é possível que para abril, a temperatura de 32,6°C de 07/04/2016 tenha sido um recorde de calor histórico para este mês.Calor e chuvaCuritiba vai continuar muito quente nos próximos dias, como todo o Paraná, mas com chance de ter algumas pancadas de chuva que vão aliviar o calor momentaneamente. Não há expectativa de ar polar intenso, que possa realmente esfriar o ar, pelo menos até o fim da primeira quinzena de abril.Confira a previsão para a Região Sul-
Calor muito acima do normal
Não foi possível fazer uma pesquisa para anos anteriores a 1961, pois o banco de dados disponibiliza a consulta pública só a partir deste ano. Mas é possível que para abril, a temperatura de 32,6°C de 07/04/2016 tenha sido um recorde de calor histórico para este mês.
Calor e chuva
Curitiba vai continuar muito quente nos próximos dias, como todo o Paraná, mas com chance de ter algumas pancadas de chuva que vão aliviar o calor momentaneamente. Não há expectativa de ar polar intenso, que possa realmente esfriar o ar, pelo menos até o fim da primeira quinzena de abril.
– See more at: http://www.eucurtocuritiba.com.br/curitiba-tem-em-abril-mais-quente-em-55-anos/#sthash.HXfcJhbR.dpuf