No cenário político de Curitiba, uma nova figura emerge como pré-candidata à prefeitura: a jornalista Cristina Graeml. Sua candidatura foi anunciada pelo partido Por Mais Brasil (PMB), marcando uma nova etapa em sua carreira. Cristina, com uma trajetória de 34 anos no jornalismo e reconhecida por sua contribuição em investigações premiadas, agora se lança no cenário político da capital paranaense.
A entrada de Cristina na corrida eleitoral coloca-a em um campo já povoado por figuras conhecidas, incluindo ex-prefeitos Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB), o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), o deputado estadual Goura (PDT), ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR) e Ney Leprevost (UB).
A escolha de Cristina pelo PMB, antigo Partido da Mulher Brasileira, vem em um momento de transição para a sigla. O partido, sob a liderança da executiva estadual, decidiu adotar imediatamente o novo nome, apesar do processo de mudança ainda estar em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Esta mudança reflete uma reorientação do partido, buscando abranger uma gama maior de questões nacionais.
Formada pela Universidade Federal do Paraná, Cristina Graeml é uma figura respeitada no jornalismo brasileiro. Sua carreira inclui um período como comentarista na Revista Oeste e, atualmente, na Gazeta do Povo.