Gabriela Duarte Correa, uma jovem de 19 anos de Joinville, Santa Catarina, alcançou um feito impressionante no cenário educacional do Paraná. Com uma pontuação de 928.261, ela conquistou a primeira colocação geral no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), destacando-se entre os 8.576 candidatos que prestaram as provas da segunda fase. Este resultado a coloca à frente em um dos processos seletivos mais disputados do estado, garantindo-lhe uma vaga no curso de Engenharia Mecânica e a inclusão no grupo de 4.372 novos estudantes que começarão suas jornadas acadêmicas em 2024.
Gabriela, aluna do Curso e Colégio Positivo desde o primeiro ano do Ensino Médio, já demonstrava um histórico acadêmico notável. “Eu estava confiante no resultado e, pelas orientações dos meus professores, sabia que tinha chances de alcançar a primeira posição, mas não imaginava que se tornaria realidade”, compartilha a jovem. Esta não é a primeira vez que Gabriela vê seu nome na lista de aprovados da UFPR; no segundo ano do Ensino Médio, ela já havia sido aprovada em Engenharia Mecânica.
A trajetória de Gabriela é marcada por sucessos em diversos vestibulares. Durante o terceiro ano do Ensino Médio, ela conquistou o terceiro lugar em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o segundo lugar na Universidade de Brasília (UNB) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada. No ENEM, ela alcançou a segunda posição em Oceanografia na Universidade de São Paulo (USP). No último ano, sua preparação no Curso Positivo rendeu-lhe o nono lugar geral em Engenharia Aeroespacial na UFSC.
“Sinto uma enorme felicidade e gratidão a todos que me apoiaram”, diz Gabriela sobre suas conquistas. Ela aguarda ansiosamente o resultado do vestibular da USP, onde espera conquistar uma vaga em Engenharia Aeronáutica. “Apesar de admirar muito a UFPR, meu sonho é cursar na USP”, revela.
O vestibular da UFPR deste ano registrou um aumento significativo de inscritos. Foram 35.096 candidaturas, 6,2% a mais do que no ano anterior, que teve 33.037 inscrições. A universidade oferece 122 cursos de graduação, distribuídos por seis cidades paranaenses. Dentre os aprovados, 55,54% estudaram total ou parcialmente em escolas públicas, e 55,95% concluíram o ensino médio em 2023. A maioria dos aprovados é do sexo feminino (51,60%), e 48,40% são do sexo masculino. A maioria reside no Paraná, com 21,09% vindo da Região Metropolitana de Curitiba, 19,05% do interior do estado e 11,02% de fora do Paraná.