Não é só os donos de bares da Avenida Vicente Machado que apoiam o programa Balada Protegida lançada na noite de quinta-feira, 12, pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em Curitiba. Na consulta da RPC nesta sexta-feira, 13, a ação em vias movimentadas foi aprovada por 80% moradores da capital contra 20% que a condenaram.
“A operação Balada Protegida não é contra os jovens, nem contra os bares, é a favor da vida urbana sem medo. Não aconteceu porque é perto de minha casa. Eu durmo muito bem. Balada não me incomoda. Tiros e vítimas fatais nas esquinas é que me inquietam. Morreram três atirados no ano passado aqui na esquina. Cigarros e bebidas falsas também matam”, reagiu Greca nas redes sociais.
Agora, neste sábado, 14, em matéria de Lucas Gabriel Marins na Gazeta do Povo, para os comerciantes da avenida, a ação foi aprovada por grande parte dos donos de bares da região. Segundo a prefeitura, quatro pessoas foram detidas na ação realizada pelas secretarias de Defesa Social e Trânsito, Urbanismo, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e FAS.
A operação se estendeu do terminal Guadalupe, no centro, e na Avenida Vicente Machado, no Batel, e também resultou em cinco estabelecimentos comerciais fechados, pois estavam sem alvarás de funcionamento válidos, comprometendo a segurança dos frequentadores.
Foram fiscalizados comércios, bares, estabelecimentos noturnos e o comércio ambulante. A ação resultou em 615 pessoas abordadas e 29 carros fiscalizados. Também foram apreendidos 1.085 DVDs piratas e 916 carteiras de cigarros contrabandeados.
(foto: PMC)