Ad image

65% dos postes republicanos já contam com luminárias de LED

XV CURITIBA
3 Min Read

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas está substituindo as luminárias dos postes republicanos de 97 locais públicos de Curitiba. Saem as luminárias de vapor de alta pressão de sódio e de vapor metálico de 250 watts de potência e entram os módulos de tecnologia em LED de 100 watts de potência com temperatura de cor branco quente.

O trabalho está em andamento e 65% dos 2.094 pontos de iluminação com postes republicanos já tiveram as luminárias substituídas.

“O resultado da troca é a economia e a eficiência luminotécnica. Mesmo diminuindo a potência, que representa redução de consumo de energia, melhoramos o fluxo luminoso e a qualidade técnica da iluminação, que chamamos de iluminância”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. 

Dentre os locais em que os serviços foram feitos está o calçadão da Rua XV de Novembro, o Centro Cívico e o entorno do Passeio Público.

As novas luminárias também irão chegar a postes republicanos nos parques Barigui, Tanguá, Linear do Cajuru, Nascente do Rio Belém, nos bosques Alemão e Italiano São Cristóvão, nas praças Santos Andrade, Tiradentes e General Osório e em ruas e logradouros onde estão presentes essas estruturas também decorativas com uma, duas ou até cinco lâmpadas.  

Economia de energia

De acordo com Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, os postes republicanos utilizam lâmpadas HID de alta potência devido ao baixo rendimento do seu globo. A substituição por lâmpadas de maior eficiência proporcionará uma grande redução no consumo de energia e economia para o município.

“A redução de consumo estimada após a substituição das lâmpadas por modelos LED é de, no mínimo, 60%, sem prejuízo em termos de performance”, apontou Malheiros.

Além disso, segundo Malheiros, a característica mecânica do globo do poste republicano de não apresentar grau de proteção e nem capacidade de dissipação de calor tão elevados em comparação a outras luminárias tornam as falhas mais frequentes. Esses possíveis problemas geram maior custo de manutenção e transtornos para os cidadãos que ficam às escuras.

“A redução de potência, com a consequente menor geração de calor, e a utilização de luminárias mais modernas e robustas adequadas às condições de operação do globo, proporcionará uma redução nas falhas e menor necessidade de manutenção”, concluiu o diretor do Departamento de Iluminação.

O trabalho de substituição das luminárias dos postes republicanos deve ser concluído até o fim do mês.
 

 

TAGGED: ,
Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.