Um dos segmentos mais prejudicados pela necessidade do distanciamento social para combater a pandemia, o setor de bares, restaurantes e similares precisou se reinventar e adaptar seus formatos de vendas para sobreviver durante a pandemia. Neste contexto, o modelo de entregas a domicílio se tornou protagonista e responsável por manter os empreendimentos ativos e o acesso da público ao serviço de forma segura. Entretanto, nem todos os estabelecimentos estavam habituados com o formato delivery e outros nunca haviam trabalhado com demandas tão grandes, o que trouxe muitas dificuldades e dúvidas.
Pensando nisso, José Araújo Netto, consultor gastronômico e proprietário das redes Porks – Porco & Chope e Mr. Hoppy, Bar do Açougueiro e Quermesse Bar, que cotam com quase 100 unidades espalhadas pelo Brasil, preparou uma lista com informações e dicas importantes para que os donos de bares e restaurantes possam ajudar a explorar melhor as plataformas e aplicativos. “Neste momento, como muitas opções disponíveis via delivery, é fundamental que os empreendimentos saibam chamar a atenção do público e, logicamente, alavancar as vendas com resultados rápidos”, comenta José Araújo Netto.
De acordo com o especialista, as ações vão de medidas relacionadas ao marketing e comunicação até os aspectos estruturais de cada negócio. Confira as dicas de José Araújo Netto para alavancar o seu delivery em apenas 10 dias:
- Promoções: cadastre promoções 2 em 1 e promoção de combo com 70% de desconto, intercalando entre uma e outra a cada um ou dois dias;
- Inclua frete grátis para compras acima de R$ 30;
- Utilize as redes sociais para impulsionar as promoções com links diretos para as páginas em app de delivery;
- Faça uma checagem dupla antes de liberar o pedido para não haver entregas de pedidos errados e consequentes reclamações;
- Gerencie o tempo de preparo ao receber o pedido, para que ele fique de acordo com toda a operação, pois fazer com que o entregador do aplicativo espere muito tempo para o pedido ficar pronto dentro da sua loja, representa queda no ranking e avaliações positivas do aplicativo;
- Capriche o máximo possível na aparência do produto, demostre cuidado. São as melhores maneiras de fidelizar clientes e manter as vendas em alta mesmo fora do período de promoções.