A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (9) que Salvador, Goiânia e Curitiba serão as próximas três cidades a receber a internet móvel de quinta geração — chamada tradicionalmente de 5G. Elas entrarão para o grupo celeto de capitais que foram contempladas com a nova tecnologia, tendo em vista que apenas São Paulo, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre possuíam até o momento.
De acordo com Moisés Queiroz Moreira, responsável por presidir o grupo que realiza a limpeza de faixa para a instalação dos novos sinais de internet, os testes começam já nesta terça-feira. Caso saia tudo conforme aquilo que está no planejamento, a liberação para ativação da faixa será definida em uma reunião marcada para esta sexta-feira (12).
Assim como já acontece nas primeiras capitais que receberam o 5G, o começo da transmissão dos sinais não será em todos os pontos das cidades. Inicialmente, bairros e pontos específicos contarão com o recebimento da frequência, mas a expectativa é que ela vá aumentando com o passar do tempo.
Inicialmente, o Rio de Janeiro estava na lista de capitais ao lado de Salvador, Goiânia e Curitiba como a próxima a receber o 5G. Entretanto, a Cidade Maravilhosa seguirá sem a tecnologia por enquanto. Moreira afirmou, contudo, que a expectativa é que todas as capitais tenham as faixas liberadas para ativação até o fim de agosto. Há algumas exceções para Manaus e Belém, onde o prazo pode ser prorrogado por mais 60 dias.
"Algumas cidades estão enfrentando mais dificuldades logísticas. Se fala muito em Manaus e Belém. Na reunião de sexta-feira, quero ter essas informações já levantadas. E, se for o caso, vou pedir ao conselho da Anatel a prorrogação do prazo", afirmou.
Nova tecnologia já disponível no Brasil
Nova geração de internet móvel, o 5G já conta com algumas cidades no Brasil com acesso à tecnologia. No momento em que este artigo é escrito, São Paulo, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre já estão aptas a receber o serviço.
A expectativa, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as próximas capitais com previsão de receber a rede são: Curitiba, Goiania, Rio de Janeiro e Salvador. Entretanto, não há uma data específica em que elas passariam a valer.
As principais vantagens apresentadas pelo sucessor do 4G é a possibilidade de atingir maior largura de banda, menor latência e também maior densidade, que significa: mais dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do sinal. Ela também promete intensificar a velocidade da internet das coisas e possibilitar avanços de novas tecnologias (como veículos autônomos).