Curitiba sedia neste domingo (25), a 6ª Marcha Pela Diversidade, com a expectativa de reunir 50 mil pessoas na Praça 19 de Dezembro, a partir das 10 horas. A marcha, que começa no início da tarde, promete ser um marco no calendário LGBTQIA+ da capital paranaense.
Neste ano, a marcha tem como tema “Uma história de orgulho”, e prestará homenagens a figuras icônicas da cidade que ajudaram a consolidar a cena LGBTQIA+ local. Esta edição visa reconhecer a importância dessas personalidades e a contribuição que deram para a luta por direitos e a promoção da igualdade.
Um dos pontos altos da marcha será o palco de apresentações, batizado em honra de uma das homenageadas, Helizianne Newton. Com uma longa trajetória de luta e ativismo, Newton é reconhecida como uma peça-chave na construção e fortalecimento do movimento LGBTQIA+ em Curitiba.
O evento é aberto ao público e tem como objetivo principal a celebração da diversidade e a luta contra o preconceito. A organização do evento incentiva os participantes a trazer bandeiras, faixas e cartazes em prol da causa, em um dia que promete ser de muita celebração, reivindicação de direitos e união.
A 6ª Marcha Pela Diversidade de Curitiba espera unir pessoas de todas as idades, gêneros e orientações sexuais para reafirmar o compromisso da cidade com a igualdade e o respeito a todos, independente de sua identidade ou orientação sexual. A marcha é uma expressão da luta contínua pela igualdade de direitos e aceitação da comunidade LGBTQIA+ na sociedade.
O público é aconselhado a chegar cedo para garantir um bom local na praça e aproveitar ao máximo a programação diversificada do evento, que incluirá discursos, performances artísticas e uma série de atividades ao longo do dia.