5 lugares que você nem imaginava que existiam em Curitiba!
1. Museu do Holocausto
Sim, Curitiba é a única cidade do Brasil a ter um Museu do Holocausto. Eu fui conhecer. É um registro histórico fantástico, com peças originais pertencentes às vítimas, fotos, imagens da época e vídeos com depoimentos de sobreviventes. Saí de lá com um nó na garganta. Mesmo conhecendo a História é difícil ficar sem se emocionar. As fotos abaixo são do acervo do Museu. Lá dentro é proibido fotografar ou filmar.
Para visitar o Museu do Holocausto é preciso agendar por e-mail. Você escolhe se quer fazer uma visita com ou sem guia. A entrada é de graça. Não é permitido a entrada de menores de 12 anos.
O Museu do Holocausto fica no Bom Retiro: rua Cel. Agostinho Macedo, 248. O horário de funcionamento é um pouco fora do padrão: segundas, terças e quartas, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Quinta não abre. Sexta funciona das 8h30 às 11h30 apenas. Sábado também não abre. Domingo das 9h às 12h. Para mais informações e fazer seu agendamento, consulte o site do museu.
2. Museu Egípcio
O Museu Egípcio de Curitiba fica no bairro Bacacheri e é mantido pela Ordem Rosacruz. O acervo conta a história do Antigo Egito e tem o objetivo de mostrar como era a vida na terra dos faraós. As peças expostas não são originais. São réplicas idênticas das que estão expostas em museus do mundo todo. O Museu Egípcio tem também uma múmia. Isso mesmo! A Tothmea tem 2.700 anos!!
É um passeio muito bacana. Além do acervo ser muito interessante, o museu tem uma área externa deliciosa. O espaço da pirâmide é perfeito para sentar e relaxar. Vale a visita!
O Museu Egípcio da Ordem Rosacruz fica na rua Nicarágua, 2620, no Bacacheri. Ele está aberto ao público de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h:30;
Sábados das 10h:00 às 17h:00; Domingos da 09h às 12h. 00.
Mais informações aqui.
3. “Calçada da Fama Animal”
Você sabia que Curitiba tem um Museu de História Natural? Eu nem imaginava! É bem simples e pequeno, mas vale a visita, principalmente com as crianças. Fica no Bosque do Capão da Imbuia. São várias salas com animais empalhados. É menor do que eu esperava, mas bem interessante.
Do lado de fora, um bosque com plantas nativas, várias Araucárias e alguns animais soltos (ouvimos o cantar das cigarras, vimos muitas borboletas, passarinhos e um bichinho… acho que era um preá. Ou será que era uma paca? Não faço ideia… era pequenininho e saiu correndo!)
O Museu de História Natural de Curitiba é mantido pela prefeitura. Fica na rua Prof. Benedito Conceição, 407, no Capão da Imbuia. A entrada é de graça. Mais informações aqui.
4. Bosque de Portugal
O Bosque chama ‘de Portugal’, mas, na verdade, é uma homenagem à língua portuguesa e aos países onde ela é falada. Na praça, estão oito colunas com os nomes destes países. Dentro do Bosque, foi construída uma estradinha de pedras chamada Alameda dos Cantares.
Ao longo do caminho, o visitante vai encontrando pilares com trechos de poesias de autores de língua portuguesa. É pequeno, mas um bom refúgio para dias de calor intenso.
O Bosque de Portugal fica no Jardim Social, na rua Fagundes Varela, esquina com a Rua Ozório Duque Estrada. Mais informações no site da prefeitura.
5. Museu de Arte Sacra
Escondidinho, o Museu de Arte Sacra fica ao lado da Igreja da Ordem, no Largo da Ordem. Uma porta pequena, um corredor comprido e, surpresa, uma grande sala com imagens de santos, objetos usados em missas, obras raras. No total, o acervo tem 800 peças. Algumas bem antigas, como a imagem do Bom Jesus dos Pinhas, do século XVII, ou a Nossa Senhora das Dores, do século XVIII.
O Museu de Arte Sacra funciona de terça a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 14h00.
Mais informações no site da Fundação Cultural.
Fonte: Familia Nomade