Capa – Cred Divulgação/Reprodução
De 11 a 22 de outubro, ocorre a 25ª edição do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas, realizado pela Fundação Clóvis Salgado.
O evento, que bateu recorde de maior número de filmes inscritos, sendo 3031 títulos de mais de 106 países, ocupa diversos espaços da capital mineira, promovendo também programação online por meio da plataforma: cineHumbertoMauro/MAIS.
Mostras especiais
Para 2023, o Festival dedica uma mostra à obra de Cauleen Smith, cineasta e artista multimídia nascida nos Estados Unidos, que vem pela primeira vez ao Brasil para participar do evento, que apresentará uma retrospectiva de sua carreira, com obras em formato digital e em película de 16mm, além da versão digitalizada e restaurada de uma de suas mais potentes obras no cinema, “Drylongso“, e a apresentação inédita da obra “SPACE STATION: A Rock in a River”, que integra a exposição dedicada à artista, organizada pela equipe de Coordenação do FestCurtasBH. A instalação vai ocupar a Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, e o acesso é gratuito. A cineasta ainda fará uma performance inédita durante a programação do Festival.
A cineasta Cauleen Smith – Cred Divulgação
A outra mostra é dedicada ao cinema de mulheres latino-americanas, com recorte histórico e contemporâneo, curada pelas programadoras e pesquisadoras peruanas Ivonne Sheen Mogollón e Mónica Delgado. Após cada uma das quatro sessões programadas, as curadoras realizarão debates e comentários com o público presente. Os debates e conversas serão realizados em espanhol, e contarão com mediação da equipe de curadoria do FestCurtasBH e tradução para o português.
Programação gratuita
O público presente no 25° FestCurtasBH poderá conferir 142 filmes e participar de sessões comentadas, mesa-redonda, debates, exposição, show de abertura, além da oficina de crítica “Corpo Crítico”. Toda a programação é gratuita.
Confira todos os filmes selecionados no site oficial.
O festival conta com uma curadoria variada que apresentará, nas mostras competitivas e paralelas, produções recentes nacionais e internacionais, como: IF YOU DON’T WATCH THE WAY YOU MOVE e CONSPIRACY, de Kevin Jerome Everson e Simone Leigh & Madeleine Hunt-Ehrlichexibido, ambos selecionados para o Festival Internacional de Berlin 2023; J’AI VU LE VISAGE DU DIABLE, de Julia Kowalski, exibido em 2023 no Festival de Cannes; RAMAL, de Higor Gomes, exibido e Premiado em 2023 no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba; NAZARBAZI, de Maryam Tafakory, premiado no Festival de Rotterdã; REMENDO, de Roger Ghill “GG”, exibido também em Rotterdã e premiado na Mostra de Tiradentes, e THE FRUIT TREE, de Isabelle Tollenare, exibido em 2022 no Festival de Veneza e no IndieLisboa.
25º FestCurtasBH – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE
[presencial] 11 a 22 de outubro de 2023 | [on-line] 14 a 23 de outubro de 2023
[exposição] SPACE STATION: A Rock in a River, de Cauleen Smith
[presencial] 13 a 29 de outubro de 2023
[oficina] CORPO CRÍTICO convida INDETERMINAÇÕES
[presencial] 11, 12, 16 e 17 de outubro de 2023
[local] Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro, Sala Juvenal Dias, Espaço Mari’Stella Tristão e Galeria Aberta Amilcar de Castro