fbpx
Conecte-se conosco

Gastronomia

2 paçoquinhas engordam tanto quanto 1 coxinha grande (sim, daquelas da dois corações)

Publicado

em

Quem resiste a uma boa paçoquinha? Difícil, não é mesmo? O tradicional doce de amendoim é uma verdadeira tentação dos deuses e é praticamente impossível deixar de comer o quitute, seja na Festa Junina ou em qualquer época do ano.

Quando isso acontece, parar na primeira paçoquinha é outra dificuldade. Mas cuidado: exagerar no doce pode não ser tão bom para quem pretende manter o peso sob controle.

Paçoquinha engorda?

pacoquinha amendoim 0619 1400x800
Vergani Fotografia/ShutterStock

Para os amantes da iguaria, a nutricionista e educadora física Paula Cavalini, da Clinica Paula Cavalini de Nutrição, explica que o ganho de peso pelo consumo de paçoquinha pode acontecer não pela ingestão do doce em si, mas em casos de superávit no valor energético que a pessoa consumir.

“A pessoa só vai engordar se ela consumir acima do valor energético para ela. O que engorda não é nenhum alimento isolado e sim a dieta do dia todo. Se a pessoa seguir um plano alimentar que contenha a paçoquinha e ela consumir menos calorias do que gasta, ela pode até emagrecer comendo a paçoquinha”, comenta Paula.

Entretanto, a nutricionista alerta que esse tipo de raciocínio só vale para o consumo de uma unidade e é preciso cuidado com exageros na hora de apreciar o doce, uma vez que as calorias da paçoquinha por gramagem de produto são altas: de acordo com Paula, uma unidade de 22 g do doce tem 110 calorias.

Comparação com coxinha, pizza e mais

coxinha prato ketchup 0619 1400x800
Marcelo_Krelling/ShutterStock

Pela alta quantidade calórica que uma paçoquinha carrega, quem pretende não ganhar peso deve ficar atento à quantidade de consumo do item.

“A ingestão do doce tem que ser limitada a uma unidade, pois várias unidades acabam fazendo com que a composição da dieta fique elevada em carboidratos e gorduras e nesse caso a alimentação não ficará balanceada.”

Para se ter uma ideia do potencial engordativo, Paula faz algumas comparações com alimentos bem conhecidos:

  • 1 paçoquinha = 1 bola de sorvete de chocolate
  • 1 paçoquinha = 1 unidade pequena (25 g) do chocolate Diamante Negro
  • 2 paçoquinhas = 1 coxinha grande de padaria
  • 3 paçoquinhas = 1 fatia de pizza de mussarela
  • 6 paçoquinhas = 1 cheese bacon com maionese

Paçoquinha diet é melhor?

cortar acucar alimentacao 1218 1400x800
Pavlovska Yevheniia/shutterstock

Para quem pensa em trocar a versão tradicional da paçoquinha pela diet para conter o ganho de peso, Paula alerta que essa inversão pode não ser uma boa ideia.

A grande vantagem da paçoca diet é a ausência do açúcar em sua composição – o que é ótimo para diabéticos, segundo a nutricionista. Porém, a versão diet leva maltodextrina, um carboidrato complexo que pede uma absorção mais lenta do organismo.

Além disso, a versão diet tem mais calorias que a tradicional devido à quantidade maior de gordura, segundo a nutricionista. Por isso, a recomendação da especialista é que os valores nutricionais do produto sejam sempre avaliados e comparados com as opções tradicionais. “No caso da paçoca, a versão diet pode ter até uma desvantagem.”

Comer paçoquinha sem preocupações

pacoquinha broa pe de moleque 0619 1400x800
Vergani Fotografia/ShutterStock

Apesar dos alertas ao consumo de paçoquinha, eles não significam o doce deva ser banido da dieta. Segundo Paula, apreciá-lo em equilíbrio faz com que a relação com o alimento seja saudável e sustentável.

“Consumir uma unidade após uma refeição do dia, de preferência segurando nas outras refeições, não vai engordar. O balanço calórico é fundamental para garantir a saúde”, finaliza a nutricionista.

Via: Vix

 

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Comments

comments

Siga o BRDE nas redes sociais!

CADASTRAMENTO ESCOLAR 2020

NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

PARCEIROS

MAIS LIDAS

Copyright © 2012 XV Curitiba