Trends de redes sociais: entenda o que são e como usar na sua estratégia de conteúdo

XV Curitiba
7 Min de leitura

“Eu sou social media, é claro que eu aproveito as trends para fazer conteúdo.”

 

Não teria outro modo de começar este texto com uma das últimas trends que tomaram conta das redes sociais entre abril e maio de 2024, e foram aproveitadas por milhares de usuários.

 

Entre dezenas de formatos virais, somos constantemente impactados por elas, aumentando nosso desejo de consumo e, principalmente, a vontade de pertencer ou participar de algo.

 

Acredito que você já quis fazer aquela dancinha do momento, ouviu tanto a mesma música no seu feed que cantarolou aleatoriamente, ou compartilhou um sticker “poste sua foto favorita com seu pet”. Adivinhei?

 

Na verdade, essa ação é estimulada propositalmente pelo algoritmo de redes sociais que te mostra aquilo que os usuários estão fazendo com base no volume de reproduções de uma certa temática. E nem precisa ser um heavy user para ser impactado.

 

O que são trends

 

Como o próprio nome diz, a palavra trend vem do inglês e significa “tendência”. As trends são conteúdos em diferentes formatos que ficam popularizados nas redes sociais como Instagram, TikTok e Twitter. Elas recebem uma grande quantidade de interações e replicações dos usuários. Podem ser vídeos, fotos, challenges, hashtags, stickers, filtros, áudios, músicas, entre outros.

 

Ao contrário de uma tendência em si, que é um padrão de comportamento social duradouro e que apresenta evolução ao longo do tempo, a trend é algo cíclico, passageiro e de curta duração, que surge e desaparece até dar lugar a uma nova.

 

Entenda o ciclo de uma trend

 

Como acompanhar as trends?

 

Alana Maia, Coordenadora de Redes Sociais da Agência Páprica, explica que estar em sintonia com as trends é importante para qualquer criador de conteúdo ou marca que deseja se destacar nas redes sociais:

 

“O acompanhamento constante das tendências permite que o social media crie conexão rápida com os usuários online. Instagram, TikTok e Twitter são os principais pontos de encontro no mundo digital: é aqui que elas ganham vida e se espalham rapidamente. Por isso, consuma conteúdo e esteja onde seu público está. Afinal, a melhor forma de acompanhar as trends é acompanhar creators e perfis – especialmente as de entretenimento.”

 

Quando olhamos para algumas marcas que se destacam nesse mundinho das trends com criatividade e originalidade, temos três bons exemplos: Duolingo, Tinder Brasil e O Boticário.

 

O que elas têm em comum?

 

Alana explica que essas empresas utilizam uma linguagem voltada ao entretenimento, com muita descontração, diversão e bom humor, muito alinhado com o perfil de comportamento da maioria de quem ama um TikTok. Por isso, elas ‘surfam’ na onda das trends e publicam no momento certo, conectando-se de forma autêntica e relevante com os usuários.

 

No entanto, nem toda marca precisa seguir essa abordagem, afinal, nem toda trend é adequada para todo mundo. Vamos entender?

 

Por vezes, as marcas participam de uma trend só para entrar na moda e não mensuram o quão prejudicial pode ser para o seu posicionamento. Por isso, antes de embarcar em uma, pergunte-se: “Isso faz sentido para a minha marca?” e “Eu quero que meu público me veja dessa forma?”.

 

Se fizer realmente sentido, não se esqueça de adaptar com criatividade dentro do seu nicho.

 

A autenticidade é tudo

 

Já ouviu falar do movimento “Shut Up, Brand”? Este movimento surgiu em 2020 para criticar o marketing invasivo e artificial de empresas. No contexto de uma era dinâmica que vivemos, com a criação frenética de conteúdos, as marcas que exageram na tentativa de parecerem “legais” (inclusive ao participarem de trends de forma tardia), acabam sendo vistas como forçadas e antiquadas. E ninguém quer ser visto assim, né?

 

Na Agência Páprica, integramos as trends de forma eficaz em nossas estratégias de conteúdo. Com um monitoramento contínuo, alcançamos resultados surpreendentes em engajamento e conexão com o público. Com a Católica SC, construímos um relacionamento próximo com os alunos, conectando esse tipo de conteúdo viral com diferentes aspectos da vida universitária.

 

Por exemplo, no início das aulas, um reels com os melhores momentos do primeiro dia foi integrado com um áudio viral antigo, que expressava a persona da Católica SC e uma música conhecida entre os estudantes. Isso fez com que os alunos compartilhassem a alegria de estudar e foram vistos de forma ‘adorável’.

 

Confira aqui.

 

Outra trend que ajudou no crescimento de novos seguidores e aumento no awareness foi utilizar o famoso “green screen” e um áudio viral do momento para criar um reels voltado a quem é inimigo das exatas:

 

Confira aqui.

 

Aproveitar as trends nas redes sociais pode ser uma ferramenta poderosa para atrair engajamento e crescer seu negócio. Esteja sempre atento! Neste mundo dinâmico, onde tudo muda rapidamente, quem não se adapta, pode ficar para trás.

Sobre a Agência Páprica Comunicação

 

Empresa especializada em marketing digital, com atuação consolidada em setores como educação, indústria e varejo, atendendo empresas de grande porte, entre elas Marista Brasil, Docol, Neodent, Tecnogera e Lactec. Mais informações sobre a Agência Páprica, acesse o perfil oficial no Instagram @agenciapaprica ou o site.

 

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